Colômbia: Presidente e GSMA LA apóiam leilão de 225 MHz de espectro para telefonia móvel do país

A GSMA América Latina foi a convidada especial do Fórum Internacional 4G, organizado em Bogotá pela Agência Nacional do Espectro (ANE) e pelo Ministério de Tecnologias de Informação e Comunicações da Colômbia, com o objetivo de “socializar o processo de leilão de espectro para as redes de quarta geração”.

O Presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, na presença do Ministro de Tecnologias de Informação e Comunicações, Diego Molano Vega, se encarregou de fechar o Fórum, que reuniu as empresas mais importantes do setor das telecomunicações do país, ao afirmar: “Com a tecnologia 4G, vamos garantir a todos os colombianos – especialmente aqueles com recursos mais limitados – o acesso aos benefícios do uso efetivo da Internet de banda larga”.

O Diretor da GSMA América Latina, Sebastián Cabello, observou que “a disposição do espectro é um elemento fundamental na prestação de novos serviços aos usuários, a fim de melhorar a cobertura e ampliar o acesso às telecomunicações a setores negligenciados, assim como também aumentar os investimentos, o que gera numerosos vínculos produtivos para a indústria local”.

A presença do Presidente da República acompanhando o progresso do setor mostra a importância da valorização do espectro eletromagnético. “Os 225MHz que a Colômbia está para licitar hoje representam mais que o dobro do espectro que até o momento havia sido disponibilizado. É importante que todas as operadoras responsáveis possam ter acesso ao espectro para continuar crescendo”, destacou Cabello.

No início do dia, o diretor da ANE, Oscar León Suárez, anunciou as condições para o processo de leilão de espectro para redes 4G e explicou as obrigações com as quais o vencedor deverá se comprometer, que incluem a implantação de redes quarta geração, penetração da Internet móvel e migração. Além disso, o Diretor Executivo da Comissão de Regulamentação de Comunicações (CRC), Carlos Andres Rebellón apresentou as condições técnicas e de roaming que possibilitarão o uso das frequências a serem leiloadas para a implementação dos serviços de quarta geração LTE.

Durante o evento, também estiveram presentes o Engenheiro Ricardo Terán, membro do Conselho do Regulamentação das Radiocomunicações da UIT, e Erasmo Rojas, Diretor da 4G Américas.

O Fórum se encerrou no dia seguinte com uma Audiência Pública da qual participaram presidentes e representantes de empresas como a ETB, Asomovil, TIGO, COMCEL, ACHIET, Total Play Telecomunicações, TV Azteca, Telefónica, INFRACEL S.A. e DIRECTV.

Mais informações: Comunicado do Ministério TIC da ColômbiaOs colombianos poderão desfrutar da Internet móvel de alta velocidad graças à tecnologia 4G”.