GSMA lança campanhas de defesa do consumidor com governos e operadoras na Costa Rica e El Salvador

GSMA expande alcance e escopo do programa “Nós Ligamos” na América Latina

A GSMA anunciou hoje uma série de iniciativas destinadas a proteger os usuários móveis na Costa Rica e El Salvador, trabalhando em colaboração com os governos nacionais e operadoras móveis em ambos os países. A GSMA está expandindo o alcance e o escopo de sua campanha “Nós Ligamos” na América Latina, com o objetivo de proporcionar aos usuários experiências móveis melhores e mais seguras por meio de programas com foco em três eixos: redução de roubo de aparelhos, proteção à criança e resposta a desastres. A campanha “Nós Ligamos” da GSMA, lançada oficialmente na Costa Rica e em El Salvador neste mês de outubro, é baseada nas iniciativas que vêm sendo implantadas pelas operadoras e governos do Brasil e da Nicarágua.

wecareelsalvador1“Em toda a América Latina, as tecnologias móveis proporcionam aos cidadãos o acesso a uma ampla gama de serviços de comunicações, informação e entretenimento, melhorando suas vidas e oferecendo novas oportunidades econômicas”, disse Tom Phillips, Diretor de Regulamentação da GSMA. “Estamos muito satisfeitos por trabalhar com as principais operadoras móveis e as autoridades da Costa Rica e El Salvador para estender o alcance de nossas iniciativas “Nós Ligamos”, garantindo que todos os consumidores possam desfrutar dos benefícios de um ambiente mais confiável e protegido”.

Lançamento da campanha “Nós Ligamos” em El Salvador
Em El Salvador, a GSMA está trabalhando com as operadoras Claro, Digicel, Telefônica e Tigo e com as autoridades nacionais – incluindo o Gabinete do Procurador-Geral, o Ministério da Educação, o Ministério da Saúde, o Ministério do Interior e Desenvolvimento Territorial e o Conselho Nacional para a Infância e Adolescência -, em uma iniciativa multifacetada de proteção ao consumidor concentrada em três áreas-chave: redução de roubo de aparelhos, proteção à criança e resposta a desastres.

wecareelsalvador2No que diz respeito à redução de roubo de aparelhos, as operadoras irão ampliar sua participação no Banco de Dados IMEI da GSMA, que lhes permite relatar dispositivos roubados ou perdidos e bloqueá-los para operação em sua própria rede, bem como na rede global das demais operadoras que participam da iniciativa. Este serviço também permite que outras organizações, incluindo empresas de reciclagem de dispositivos, varejistas e distribuidores,, determinem se um dispositivo específico foi perdido ou roubado, usando a ferramenta GSMA Device Check tool. Na área de proteção à criança, as operadoras vão promover o programa “Alerta Anjo Desaparecido”, uma iniciativa do Gabinete do Procurador-Geral para encontrar crianças desaparecidas por meio de campanhas utilizando SMS, redes sociais, eventos e banners em sites. Para lidar com a preparação para desastres, as operadoras se comprometeram a implantar mecanismos descritos nas “Diretrizes para o Estabelecimento de Cooperação Efetiva entre Operadoras de Redes Móveis e Órgãos Governamentais” do GSMA Disaster Response.

“A Claro El Salvador está empenhada em trabalhar com o governo local para implantar iniciativas que promovam programas de proteção à criança e ao adolescente, como o “Anjo Desaparecido “, implementado pelo Gabinete do Procurador-Geral. Também estamos apoiando outras iniciativas da campanha ‘Nós Ligamos’, como a contribuição para o sistema de notificação de desastres – que faz parte dos programas de resposta a desastres de agências governamentais locais -, e a participação no programa GSMA Device Check para erradicar a compra, venda e ativação ilegais de aparelhos roubados em El Salvador”, declarou Eric Behner, CEO da Claro El Salvador.

Foco na Proteção à Criança na Costa Rica
wecarecostaricaAs operadoras móveis da Costa Rica – Claro, ICE e Telefônica -, estão trabalhando com o Conselho Nacional da Infância (Patronato Nacional de la Infancia, PANI) para promover a linha 1147 de apoio à criança, operada pela PANI. As operadoras vão oferecer chamadas gratuitas para a linha de apoio, além de divulgar a iniciativa divulgação em seus websites e por meio de SMS e eventos. No futuro, as operadoras locais desenvolverão iniciativas “Nós Ligamos” nas áreas de roubo de aparelhos, lixo eletrônico (eWaste) e direitos humanos.

“Para a Telefônica, é importante apoiar as questões sociais, como a iniciativa impulsionada pela linha de apoio PANI, que dá voz às crianças e adolescentes da Costa Rica. Acreditamos na promoção do desenvolvimento das sociedades em que operamos, e trabalhamos para garantir o acesso à informação por meio dos nossos serviços, protegendo os jovens e as crianças. A iniciativa ‘Nós Ligamos’ da GSMA representa uma oportunidade para integrar os esforços já realizados com as outras operadoras no país, ajudando a maximizar os benefícios para a sociedade “, disse Jorge Abadia, Country Director da Telefônica Costa Rica.

“É com satisfação que vemos a expansão da campanha ‘Nós Ligamos’ na América Latina, com base no excelente trabalho já em curso no Brasil e na Nicarágua”, disse Nenita La Rose, diretora-executiva da Child Helpline International (CHI), uma rede global de 191 organizações cujo objetivo é promover e proteger os direitos das crianças e adolescentes em 145 países. “Parabenizamos a iniciativa desenvolvida pela GSMA Latin America e estamos ansiosos para trabalhar ainda mais estreitamente com as operadoras na Costa Rica para promover não só o conhecimento, mas também o uso da linha 1147 de apoio à criança. Esta é uma oportunidade importante para ajudarmos a garantir a segurança das crianças e adolescentes na Costa Rica”.

Resources