O ecossistema móvel no Fórum Econômico Mundial sobre América Latina: promovendo a Quarta Revolução Industrial

“A Quarta Revolução Industrial pode ser um mecanismo para alcançar a visão de uma América Latina empreendedora, inovadora e inclusiva”. Esse foi o tema do Fórum Econômico Mundial (World Economic Forum, WEF) sobre América Latina 2017, realizado de 5 a 7 de abril, em Buenos Aires, Argentina. O evento contou com a participação de representantes do ecossistema móvel global para discutir como o desenvolvimento das TICS e da tecnologia móvel é fundamental para o desenvolvimento sócio-econômico da América Latina.

Mats Granryd, diretor geral da GSMA, foi uma das figuras de destaque do WEF América Latina e participou do lançamento da iniciativa Internet for All na Argentina, um projeto que tem como objetivo promover a inclusão digital no país. “A Argentina tem um enorme potencial de crescimento, o que ficou claro com a rápida adoção dos serviços 4G, que foram lançados em 2014 e já ultrapassaram 13 milhões de conexões. As redes móveis serão a plataforma para mais empresas argentinas de internet, desenvolvedores de aplicativos e startups de Internet das Coisas, entre outros serviços inovadores. Para estimular ainda mais o crescimento no futuro, é essencial contar com espectro suficiente para lançar novos serviços e atender a demanda, bem como dispor de uma estrutura tributária mais razoável do que a atual e um quadro regulatório previsível e transparente”, disse Granryd.

Na conferência de imprensa do lançamento da iniciativa também estiveram presentes Oscar Aguad, ministro das Comunicações da Argentina, Andrés Ibarra, ministro da Modernização da Argentina, e Yuhyun Park, fundadora do Instituto DQ. “Internet For All na Argentina é um sinal positivo de compromisso entre o setor público e o privado para colaborar na oferta de conectividade e serviços alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de Nações Unidas, e que podem melhorar a vida das pessoas”, acrescentou o diretor Geral da GSMA.

Acordo com ENACOM contra o roubo de celulares na Argentina

Antes do lançamento da iniciativa no Fórum Econômico Mundial, foi realizada a segunda reunião do Grupo de Trabalho Internet for All na Argentina, em 4 e 5 de abril, no Legislativo da Cidade Autônoma de Buenos Aires. Como parte do evento, foi feito o anúncio de uma nova fase da campanha Nós Ligamos Argentina, para reforçar a luta contra o roubo de celulares.

Por meio de um novo acordo entre a Autoridade Nacional de Comunicações (ENACOM) da Argentina e a GSMA, a ENACOM será capaz de capacitar a polícia e os promotores locais, bem como outras organizações governamentais, permitindo o acesso ao banco de dados de IMEIs roubados da GSMA. O acordo vai permitir às autoridades verificarem o país de origem onde foi relatado um telefone roubado, fornecendo mais uma ferramenta para combater organizações criminosas transnacionais que vendem celulares roubados.

A campanha Nós Ligamos é o veículo por meio do qual as operadoras móveis latinoamericanas contribuem em cada país com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, promovendo o uso da tecnologia móvel para fins sociais.

Abertura do escritório regional da GSMA em Buenos Aires

“A Argentina tem um enorme talento e criatividade que devem ser canalizados para a inovação na nova economia. Acreditamos nesse potencial, e por isso estamos abrindo nosso escritório regional da América Latina em Buenos Aires”, disse Mats Granryd ao inaugurar o novo escritório regional da GSMA na Argentina.

Os principais executivos das operadoras móveis regionais e autoridades argentinas, incluindo Héctor Huici, secretário de TIC da Argentina, e Andrés Tahta, vice-presidente Executivo da Agência Argentina de Investimentos e Comércio Internacional, estiveram presentes na abertura do novo escritório da GSMA América Latina em Buenos Aires, na terça-feira, 4 de abril.

Recursos