Plenária #40: Facilitar a implantação de redes é fundamental para investimentos futuros almejados pelas operadoras móveis

Com mais de 350 participantes, a Plenária #40 da GSMA LA, em Lima, funcionou como um ponto de encontro fundamental para o ecossistema móvel, antes do fechamento do ano de 2013 com grandes novidades para a indústria móvel latino-americana. A reunião também apresentou os desafios que serão necessários superar para a realização da próxima etapa de investimentos que ocorrerá em 2014 com a implementação massiva de serviços 4G LTE na região.

Mais de 27 operadoras nacionais de 33 países estiveram presentes na GSMA Latin America Plenary Meeting #40, juntamente com 53 provedores do setor, especialistas internacionais e autoridades do Peru.

Durante o encontro regional, foi apresentado o relatório “Economia Móvel América Latina 2013”, que inclui uma avaliação completa do impacto da indústria móvel na América Latina. Tal estudo revelou que o setor gerou mais de 3,7% do PIB latino-americano, fornecendo cerca de 211 bilhões de dólares na economia regional.

O evento começou com um dia de seminários temáticos sobre M2M focados em Saúde e Educação Móvel, Identidade Móvel, Tecnologias Móveis para o Desenvolvimento (M4D) e resposta a desastres naturais. Entre os seminários, também foi realizado o “Simpósio de Regulamentação TIC da América Latina-União Europeia: Proteção ao consumidor em um mundo convergente”, organizado pela Cullen Internacional, OSIPTEL e GSMA, que contou com a presença de um time de especialistas internacionais de alto nível, como Gabriel Solomon, Chefe de Política Pública da GSMA, Antonio Preto, Comissário da AGCOM (Itália), José Bicalho, Superintendente de Planejamento e Regulamentação da Anatel (Brasil), Roberto Martínez, Diretor do IFT (México), e o especialista em regulamentação Phillippe Defraigne, Diretor da Cullen International.

A Plenária 40 foi aberta por Sebastián Cabello, Diretor da GSMA LA, Lorenzo Orrego, Diretor Geral de Controle e Supervisão de Comunicações do Ministério de Transportes e Comunicações do Peru, Gonzalo Ruiz Díaz, Presidente da OSIPTEL, e Gonzalo Prialé, Presidente da AFIN.

O Diretor da GSMA América Latina fez uma apresentação sobre a Visão e os Desafios da Indústria Móvel na América Latina. “Com mais de 632 milhões de conexões móveis e 319 milhões de assinantes, a tecnologia móvel é a principal forma de acesso à Internet na região. O setor promoveu quedas de preços, estimulando a concorrência, mas ainda falta segurança na formação de políticas públicas que criem um quadro favorável à realização dos investimentos necessários para que se continue desenvolvendo e implementando as redes LTE”, destacou Cabello.

Em sua apresentação, o Presidente da AFIN destacou: “é necessário um regulador institucionalmente forte, que garanta o bom funcionamento do setor, com respeito aos princípios gerais de gestão, como proporcionalidade e razoabilidade. As operadoras precisam saber que seus investimentos estão amparados por um marco de segurança jurídica, e os municípios devem facilitar a implementação das redes, oferecendo tranquilidade e segurança a seus vizinhos”.

O Diretor Geral de Controle e Supervisão de Comunicações do Ministério de Transportes e Comunicações do Peru, Lorenzo Orrego, reforçou o objetivo das telecomunicações do país: “temos que nos aproximar de uma universalização dos serviços e, para isso, precisamos ampliar a infraestrutura. Atualmente, é inconcebível um país sem desenvolvimento tecnológico avançado. Há de se aplicar esforços nas políticas públicas para proporcionar uma inclusão real de toda a população, levando a banda larga a todo o território nacional”.

Entre os convidados internacionais da sessão plenária, destacaram-se as apresentações de Hyunmi Yang, Chief Strategy Officer da GSMA, que apresentou uma prévia sobre o plano GMSA Vision 2020, que será apresentado no Mobile World Congress 2014 em Barcelona. Outros especialistas, reconhecidos internacionalmente, também se apresentaram: Paolo Vecchia, especialista em campos eletromagnéticos e ex-presidente do ICNIRP, e Alfredo Bullard, especialista na legislação.

O encontro regional contou com um painel de discussão composto pelos principais executivos das operadoras locais Claro, Movistar e Nextel, onde se discutiu os desafios fundamentais da indústria móvel do Peru. No debate, estiveram presentes Elizabeth Galdo, Diretora de Assuntos Regulatórios e RSC da Telefónica Móviles Peru, Juan Rivadeneyra, Diretor de Assuntos Regulatórios da América Móvil Peru, e José Montes de Peralta, Gerente Legal e Regulatório da Nextel Peru. A necessidade de facilitar a implementação de infraestrutura que permita receber os grandes investimentos que as operadoras móveis planejaram, foi o tema central do debate.
Para encerrar a Plenária 40, foram realizadas sessões dos 4 grupos de trabalho da GSMA América Latina (REGU, BARG, SEGF e TECT) e a reunião do CROG Latam, composto pelos principais representantes de políticas públicas de 15 dos maiores grupos de operadoras da América Latina e do Caribe.

Resources