Plenária #41: debate aberto sobre novas formas de negócio e inovação na indústria móvel

O ecossistema móvel regional teve o seu principal ponto de encontro na sessão Plenária 41 da GSMA América Latina, que contou com mais de 420 participantes. Com a Antel como anfitriã, a Reunião Plenária 41 GSMA LA, realizada em Montevidéu, teve a presença de altos executivos de mais de 35 operadoras móveis da América Latina, de fornecedores do setor e de especialistas originários de 30 países.

EscenarioA plenária foi aberta pelo diretor da GSMA América Latina, Sebastian Cabello, que destacou o impressionante crescimento móvel na região. “O objetivo da GSMA globalmente é conectar mais um bilhão de pessoas à internet móvel até 2020, tornar móveis todas as coisas, e personalizar ainda mais os serviços móveis. Ao final do primeiro trimestre de 2014 a América Latina contabiliza mais de 709 milhões de conexões móveis e mais de 235 milhões de conexões de banda larga móvel. Até 2017, espera-se que a região atinja 500 milhões de conexões móveis e 84 milhões de conexões de internet máquina-a-máquina “, declarou Cabello.

A presidente da Antel, Ing., Carolina Cosse, participou da Plenária 41 e destacou que o encontro foi realizado em um “ano muito simbólico” para a Antel, no qual comemora 40 anos de sua existência, 20 anos do lançamento da telefonia móvel e 10 anos de lançamento dos serviços GSM. Cosse disse que essas reuniões são “uma ferramenta” para conhecer experiências de outras operadoras e “criar novas formas de negócio”. “O progresso da infra-estrutura instalada é o que nos leva a desenvolver o negócio de telecomunicações com outra qualidade a nível nacional”, destacou a presidente da Antel.

publicoO presidente do Uruguai, José Mujica, enviou saudações e transmitiu seus melhores votos para a Plenária por meio de uma carta oficial, que foi ratificada pelo Secretário Regional da Presidência da República, Homero Guerrero, presente na cerimônia de abertura .

O principal painel da sessão abordou a inovação e o futuro das comunicações móveis e contou com a presença de Alex Sinclair, CTO da GSMA, Hector Marin, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Qualcomm, Rhode Jesper Andersen, diretor de Marketing para América Latina da Ericsson, e André Maz, diretor de Políticas Tecnológicas Avançadas da Cisco.

O evento começou na terça-feira, 27, com um dia inteiro de seminários-oficinas sobre temas como espectro e as redes móveis do futuro, implantação de infra-estrutura e campos eletromagnéticos, soluções de identidade móvel, roaming LTE, conexões máquina-a-máquina (M2M) e uso da tecnologia de comunicações móveis para o desenvolvimento da população, entre outros.

Alex Panel2Durante o encontro, foi apresentado o relatório “Situação do AWS nas Américas“, que destaca o impacto econômico de alocar a faixa AWS – Advanced Wireless Service (1700/2100MHz) de espectro para banda larga móvel 4G na América Latina. Também foi apresentado o estudo “eWaste na América Latina“, que analisa as iniciativas de gestão de lixo eletrônico realizadas por operadoras móveis na região.

Para concluir a Plenária 41, foram realizadas quatro sessões de grupos de trabalho da GSMA América Latina (REGU, BARG , SEGF e TECT) e a reunião do grupo CROG Latam, composto por representantes sênior de políticas públicas dos maiores grupos de operadores da América Latina e do Caribe.

Resources