Forte crescimento do roaming de dados na América Latina: especialistas do ecossistema móvel se reuniram no BARG LA

O grupo de trabalho LA BARG reuniu-se na Guatemala para discutir o futuro do roaming e as melhores práticas na indústria móvel.

Mais de 80 executivos de alto nível, representando 23 operadoras móveis nacionais e 16 empresas internacionais do ecossistema móvel, participaram da reunião do grupo de trabalho de Billing and Roaming (BARG LA), nos dias 6 e 7 de outubro, em Antigua Guatemala. Tendo a Claro Guatemala como anfitriã, o encontro funcionou como um fórum de debate e colaboração no desenvolvimento contínuo do negócio de roaming na América Latina, dedicado à inovação comercial e técnica.

De acordo com os últimos dados da Syniverse, o número de assinantes globais que utilizarão roaming vai dobrar até 2017, chegando a representar 18,6% do total de assinantes. Ao mesmo tempo, nota-se um forte crescimento de roaming em LTE, que está aumentando à taxa de 68% CARG. Na América Latina, roamers móveis passarão de 21,7 milhões em 2013 para 32,5 milhões em 2018.

“O mercado de roaming tem evoluído em sua oferta comercial, melhorado seus preços e níveis de transparência e previsibilidade, por esse motivo está crescendo fortemente e esperamos que continue nesse caminho nos próximos anos. Na América Latina assistiremos a um crescimento de dados de roaming tanto para pós-pago quanto para pré-pago “, disse Alexis Arancibia, Gerente Sênior de Tecnologia e Inovação da GSMA América Latina e coordenador do BARG LA.

Espera-se que o número de usuários de roaming de dados na América Latina cresça 13% ao ano entre 2013 e 2018, impulsionado pela implantação intensa de LTE pelas operadoras móveis e por suas inovações comerciais.

grafico

Durante estes dois dias de reuniões e trabalho, os executivos responsáveis pelas áreas de Roaming e Billing na região trataram de uma agenda abrangente onde os seguintes tópicos foram destacados:

  • Ferramentas de rede para roaming LTE
  • Qualidade de serviço em roaming
  • Situação da abolição do roaming na América Central
  • Rotas cinzas e fraude
  • Testes de qualidade de serviço em roaming.
  • Melhores práticas e futuro do roaming
  • Serviços de valor agregado em roaming
  • Casos de negócios: monetização do roaming de dados de uma operadora da Ásia

O mercado do roaming da América Central também foi um dos temas centrais da reunião, por conta de alguns dos mais recentes desenvolvimentos do mercado:

  • Claro eliminou o roaming para seus usuários da América Central e para os viajantes dentro da região,
  • Telefônica lançou o “Movistar sem Fronteiras” para serviços de dados aplicados na Costa Rica, El Salvador, Nicarágua, Panamá e México, e
  • Millicom América Central lançou recentemente um plano de roaming com tarifa local (voz e dados incluídos no plano) para clientes pós-pagos que se locomovem nessa sub-região.

Esta reunião do BARG LA é a segunda do ano para esse grupo de especialistas latinoamericanos de operadoras móveis e provedores de serviços. A GSMA tem quatro grupos de trabalho, liderados por executivos de companhias associadas da GSMA.