Uso de telefones celulares por crianças – Uma comparação internacional 2012

Crianças em um mundo móvel

Crianças no mundo todo estão cada vez mais apaixonadas pela tecnologia móvel. Demonstrando uma receptividade e um entusiasmo muito além do que sentem seus pais e professores, elas estão abraçando as oportunidades oferecidas por telefones celulares de maneiras que não poderiam ser previstas há uma década.

A pesquisa Uso de telefones celulares por crianças – Uma comparação internacional 2012 apresenta uma imagem detalhada do uso de telefones celulares por crianças em cinco países diferentes: Chile, Egito, Índia, Indonésia e Japão. Agora em seu quarto ano, o estudo de 2012 incluiu 4.500 crianças e seus respectivos pais ou responsáveis. Ele baseia-se no trabalho realizado anteriormente na Índia, no Japão e no Egito, incluindo a Indonésia e o Chile pela primeira vez.

A pesquisa de 2012 foi financiada por operadoras móveis de cada país, com uma contribuição da GSMA e o apoio do Mobile Society Research Institute (Instituto de Pesquisa da Sociedade Móvel, em uma tradução livre). Os dados do relatório foram obtidos por meio de uma série de pesquisas realizadas em cada país durante os meses de julho e agosto de 2012.

Foco da pesquisa

Para possibilitar as comparações ano a ano, foram feitas perguntas padronizadas às crianças e aos seus pais, incluindo:

  • Idade com a qual adquiriu o primeiro celular
  • Motivos para adquirir um celular
  • Percepções em relação ao telefone celular
  • Preocupações dos pais quanto ao uso de telefones celulares por seus filhos

Além disso, foram incluídos nos tópicos da pesquisa de 2012:

Uso de redes sociais e privacidade: quantas crianças usam serviços de redes sociais (SNS) em telefones celulares? Quantos contatos elas têm? As crianças e os pais sabem quais informações estão sendo publicadas por seus telefones celulares?

Acesso à Internet pelo celular e conteúdo: as crianças estão acessando a Internet pelo celular? Quantas estão fazendo isso? Quanto tempo elas passam usando a Internet e que conteúdo elas buscam?

Uso de aplicativos móveis: as crianças estão usando aplicativos e em que proporção em relação ao uso feito pelos pais? Que tipos de aplicativos estão sendo usados e quais são os mais populares?

Impacto na confiança e nos relacionamentos: os telefones celulares afetam a confiança das crianças? Elas se sentem mais seguras com um telefone celular? Qual é o impacto de um telefone celular em seus relacionamentos externos e quais ferramentas elas consideram melhores para o fortalecimento dos relacionamentos?

Principais descobertas no Chile

Taxa de aquisição de telefones celulares

  • 79% das crianças possuem um telefone celular, sendo a primeira aquisição no máximo aos dez anos.
  • 42% das crianças que usam telefones celulares possuem um smartphone.

Uso de telefones celulares

  • 61% das crianças que usam um telefone celular usam-no tanto para chamadas como para envio de mensagens, sendo essa a porcentagem mais baixa dentre os cinco países incluídos na pesquisa.

Internet móvel

  • 54% de todas as crianças que usam um celular usam-no para acessar a Internet.

Uso de aplicativos móveis

  • 78% das crianças com acesso a celulares usam aplicativos; isso ultrapassa a porcentagem do uso feito pelos pais, de 71%.
  • O uso de aplicativos para entretenimento é mais popular entre crianças que usam ou fazem download de aplicativos, em 94%, seguido por aplicativos de comunicação, em 37%.

Serviços de redes sociais e privacidade

  • 49% das crianças usam serviços de redes sociais pelo telefone celular.
  • 26% dos perfis de crianças são abertos ao público, enquanto 48% são privados.

Preocupações dos pais e segurança no uso de tecnologia móvel

  • A preocupação dos pais com a privacidade das crianças é alta, com 91% dos pais “muito preocupados” ou “preocupados”.
  • 64% dos pais impuseram regras ao uso de telefones celulares por seus filhos.

Recursos

Haga click en los enlaces para descargar el reporte “Uso de telefones celulares por crianças – Uma comparação internacional 2012“: