A banda conhecida como AWS é composta por frequências pareadas em 1700 e 2100 MHz. Em um estudo encomendado da Convergencia Research para a GSMA chamado “Situación de AWS en las Américas”, explica-se como a atribuição de AWS, por sua maior capacidade de transmissão de dados, é benéfica para todos os usuários, pois ajuda a atender a demanda de tráfego de dados e a melhorar sua qualidade.
Uma característica marcante da banda AWS é a possibilidade de contar com dois ecossistemas tecnológicos disponíveis: HSPA e LTE. Eles podem ser utilizados na grande maioria dos países da América, o que promove economias de escala, trazendo ainda mais benefícios econômicos para a região. De acordo com o relatório, o benefício econômico de licenciar a banda AWS para a tecnologia móvel vai significar um adicional de US$53 bilhões nos países em que ela ainda não foi atribuída.
Os países em que a banda AWS já foi atribuída para os serviços móveis são: México, República Dominicana, Jamaica, Honduras, Colômbia, Equador, Venezuela, Peru, Paraguai, Bolívia, Uruguai, Chile e Argentina.