Os principais atores do setor das TIC estarão reunidos no Sétimo Congresso Latinoamericano de Telecomunicações, de 1 a 5 de julho em Córdoba, Argentina, com a Secretaria de Modernização do Governo como anfitriã.
No contexto de uma aceleração vertiginosa dos avanços tecnológicos, como 5G, inteligência artificial e Big Data, surge a sétima edição do Congresso Latinoamericano de Telecomunicações (CLT19), o fórum regional para discussão de políticas públicas do ecossistema digital. Sob o slogan “Acelerando a transformação digital da América Latina”, o encontro abordará assuntos regulatórios e ações importantes que permitam à região incorporar tecnologia nos processos produtivos e integrar-se à quarta revolução industrial.
Como todos os anos, o principal evento será a Sessão Plenária, cenário de painéis de discussão com oradores de primeiro nível, incluindo ministros, autoridades regulatórias e executivos de provedores de serviços, fabricantes de dispositivos e empresas de internet. A agenda incluirá temas como o impacto da chegada do 5G, o futuro do trabalho diante da digitalização e a necessidade de se contar com agendas pró-investimento na região. Além disso, serão analisadas a inovação regulatória como ferramenta para fechar a exclusão digital, os mecanismos de investimento para contribuir com esse objetivo e a urgência de se promover a equidade de gênero no uso das TICs. O novo papel dos Fundos de Serviço Universal também farão parte do debate.
A importância do espectro para os processos de digitalização das economias será outro tema central do evento. Em 2019, será realizada a Conferência Mundial de Radiocomunicações (WRC-19), na qual serão discutidas as atribuições de novas bandas de frequência para 5G, entre outros temas. Na preparação deste marco fundamental para o ecossistema digital, a União Internacional das Telecomunicações (UIT) irá realizar o fórum ‘Gestão do Espectro a caminho da WRC-19’.
O CLT19 é liderado em conjunto pela UIT, o CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina, a Associação Interamericana de Empresas de Telecomunicações (ASIET) e a GSMA, com a Secretaria do Governo de Modernização da Argentina como anfitriã. Conta com o apoio do Governo de Córdoba e de organizações como COMTELCA, Regulatel, CEPAL-eLAC, ICANN, Internet Society e LACNIC.
O evento será realizado de 1 a 5 de julho no Centro de Convenções Brigadier General Juan Bautista Bustos, na cidade de Córdoba, Argentina.
Para mais informações, acesse clt.lat.