O processo de diálogo internacional dura sete meses e é conduzido por organizações especializadas que, unindo forças com o Gerenciamento de Conteúdo do W20, apresentarão os principais tópicos a serem desenvolvidos em conjunto com os delegados. Os delegados, representando os vinte países membros e uma parte essencial no processo de diálogo, promovem uma perspectiva global e diversificada sobre as questões. Juntamente com eles, um processo permanente de consulta ocorre por meio de uma plataforma online, onde workshops, pesquisas, fóruns, conferências e trabalhos colaborativos são realizados.
Finalmente, o diálogo internacional é consolidado por meio da contribuição de especialistas de organizações internacionais que contribuem para suas áreas de conhecimento e servem como consultores de todo o desenvolvimento de conteúdo.
O diálogo internacional implica um processo de consulta interativo e fluente, tanto pessoalmente quanto virtualmente, onde o conhecimento que irá nutrir todas as declarações é desenvolvido. Todos os processos relativos à edição e consolidação de declarações são de natureza participativa e apenas os delegados podem votar.
Ao longo do processo, mesas redondas e eventos de divulgação são realizados na Argentina e em outras partes do mundo sobre cada tópico central, com o objetivo de promover diversidade e troca de ideias.