Representantes do governo chileno e aproximadamente 250 executivos de mais de 30 operadoras latino-americanas participaram ontem da abertura da Reunião Plenária da GSMA América Latina em Viña del Mar, Chile. O destaque da reunião foi o impulso dado pela indústria de telecomunicações à economia regional, por meio de planos de investimentos na expansão de redes.
O ministro de Transporte e Telecomunicações do Chile, Pedro Pablo Errázuriz, presidiu a abertura da jornada apresentando as metas do Governo para 2014: aumentar o acesso à internet de 40% para 70% de residências, chegar a 100% de escolas e empresas conectadas à internet e aumentar de 13% para 33% o acesso à internet móvel no país. “Precisamos de um mercado aberto à inovação, para colocar o Chile em posição de liderança na região no que diz respeito ao desenvolvimento das telecomunicações e o benefício para os chilenos.”
O ministro Errázuriz descreveu como fundamental o papel das redes 4G que permitiu o governo impulsionar a oferta de melhor qualidade. Assim, no que diz respeito à modernização das telecomunicações, “é necessário eliminar os obstáculos e barreiras à livre concorrência de mercado, para proporcionar uma experiência cada vez melhor aos usuários.”
Com o objetivo de oferecer maior apoio às operadoras de telefonia móvel latino-americanas, o chefe de Relações Governamentais e Assuntos Regulatórios da GSMA, Tom Phillips, anunciou a abertura de um escritório da associação no Brasil, somando-se aos já existentes no Chile e Argentina. “À medida que cresce a importância da América Latina no cenário mundial, a GSMA fortalece sua estratégia de atuação regional, como forma de consolidar sua presença e apoio aos associados”, confirmou Sebastián Cabello, diretor da GSMA América Latina.
No plenário, esteve também presente o subsecretário de Telecomunicações do Chile, Jorge Atton. Ele destacou as políticas recentemente adotadas para inserir definitivamente o Chile na sociedade do conhecimento. “Precisamos aumentar a competência e a qualidade dos serviços por meio de parcerias público-privadas”. Observou o subsecretário, enfatizando que o governo chileno “acredita firmemente na estratégia de atrair investimentos privados e reconhece a grande quantidade de investimentos já realizados no setor de telecomunicações no Chile. Estes chegaram a mais de 240 milhões de dólares em 2011.”
A Associação de Telefonia Móvel do Chile (Atelmo) também esteve presente no encontro, representada pelo presidente Guillermo Pickering. Ele destacou que o tráfego de dados móveis no Chile crescerá 13 vezes mais até 2016. “A indústria móvel sempre foi bastante competitiva e a favor de uma política de fortes investimentos. Já passamos por períodos onde o montante de investimentos baixou em todos os setores, exceto no de telecomunicações. Por isso as telecomunicações são um fator importante para o crescimento econômico nacional”, completou o presidente da Atelmo.
Durante a reunião plenária, a GSMA apresentou o programa “Connected Living”, desenvolvido para adaptar ecossistemas em novas áreas de desenvolvimento da indústria de telefonia móvel: m-automotive, Health, Smart Cities e m-Education. Nesse sentido, a GSMA vai organizar o evento “Connected Living Latin America Summit”, entre os dias 26 e 28 de junho no Brasil.
No encerramento do encontro regional, foi apresentado o programa “Start-Up Chile”, projeto de incubação de diversos empreendimentos em internet de todas as partes do mundo. O vice-Presidente Executivo da Corporación de Fomento de la Producción (Corfo), Hernán Cheyre Valenzuela, destacou os benefícios do programa e anunciou a realização de três projetos: Latinda, da Argentina, Woapi, do Chile e Yupi Studios, do Brasil.
Sobre a 37ª Reunião Plenária da GSMA América Latina
A 37a. Reunião Plenária da GSMA América Latina teve a participação das cinco operadoras de celulares no Chile: Claro, Entel, Movistar, Nextel e VTR – como anfitriões do evento, juntamente com a Associação de Telefonia Móvel do Chile (Atelmo). Foram 3 dias de atividades que incluem Seminários sobre Negócios em Telefonia Móvel, Políticas Públicas, e reuniões com os quatro Grupos de Trabalho da GSMA LA: Fatoração e Roaming (BARG), Regulatório (REGF), Técnico e Terminais (TECT) e Segurança e Fraude (SEGF).
Baixar apresentações Plenária:
- Apresentação de Grupos de Trabalho ir para Infocentre
Imagens: Veja galeria de fotos Plenária