Mobile World Congress 2012, Barcelona: A GSMA presenteou hoje o Excelentíssimo Ministro das Comunicações da República da Colômbia, Diego Molano, com o prestigioso “Prêmio de Liderança de Governo” da indústria móvel. O prêmio é um reconhecimento às significativas conquistas feitas pelo governo colombiano para transformar o país, conhecido por sua crescente economia e competitividade de negócios, num dos maiores hubs da América Latina.
Como quarto maior país da América do Sul e uma das nações mais populosas do continente, com mais de 46 milhões de pessoas, a República da Colômbia tem testemunhado a revolução de seu cenário de negócios graças às comunicações móveis, e agora desfruta de um mercado dinâmico com taxas de penetrações inimagináveis uma década atrás. Em 2011, as conexões de internet dobraram para seis milhões, com o acesso móvel representando quase metade delas.
“O Governo da Colômbia fez do acesso universal à banda larga uma prioridade através de nossa estratégia, Vive Digital. Nós queremos oferecer aos colombianos mais oportunidades através da telefonia móvel, incluindo melhor educação, serviços de saúde abrangentes e mais oportunidades de trabalho”, disse o ministro Molano. “O objetivo do Vive Digital é quadruplicar as conexões de internet no país em quatro anos; a rápida expansão da internet e da telefonia móvel são essenciais para nosso crescimento econômico”.
“A República da Colômbia colocou a mobilidade no centro de sua agenda social e econômica, com uma estratégia inovadora de comunicações “, disse Tom Phillips, diretor de regulamentação da GSMA. “Com isso, o país se tornou líder mundial no gerenciamento daquilo que é hoje um dos recursos mais escassos – espectro. Em reconhecimento ao seu compromisso com as comunicações móveis e à visão exemplar do seu governo, a GSMA tem o orgulho de entregar o prêmio de 2012 de liderança de governo para o Governo da República da Colômbia “, complrtou.
A República da Colômbia foi o primeiro país da América Latina a licenciar o espectro de 2,6GHz e uma das primeiras regiões do mundo a alocar espectro na faixa de 700MHz para banda larga móvel; isso foi conseguido através da criação de um roteiro de espectro, e há planos para dobrar a quantidade de espectro atribuído nos próximos três anos. O governo está trabalhando junto a comitês internacionais para assegurar que o futuro uso de espectro na região seja harmonizado. O governo também reconheceu que o aumento do tráfego de dados móveis foi necessário para permitir maior acesso e encorajar a concorrência.
A comissão julgadora do Prêmio de Liderança de Governo deste ano foi composta pelas seguintes pessoas:
- Martin Cave, professor visitante do Imperial College Business School, e Vice-presidente da Comissão de Concorrência;
- Jon Fredrik Baksaas, Presidente e CEO da TelenorGroup;
- Embaixador David A. Gross, sócio da WileyRein;
- Anne Bouverot, Diretora Geral da GSMA.
O prêmio foi entregue no Government Mobile Forum, evento anual no qual mais de 450 governos e representantes regulatórios de todo o mundo se juntam à indústria para discutir problemas específicos de regulações, relacionados ao desenvolvimento das comunicações móveis. O fórum é um evento-chave no Programa Ministerial da GSMA, que acontece anualmente em Barcelona, durante o GSMA Mobile World Congress. Em 2012, o Programa Ministerial atraiu mais de 140 delegações de todo o mundo.