GSMA adere à “Aliança Mulheres Rurais”, um esforço regional para abordar a exclusão digital de gênero nas áreas rurais

Na 35ª Reunião do Comitê Diretor Permanente da Comissão Interamericana de Telecomunicações (COM / CITEL), realizada em 17 de dezembro em Mar del Plata, na Argentina, a GSMA participou do lançamento da “Aliança Mulheres Rurais”. A iniciativa, apoiada por delegações nacionais e organizações internacionais, tem como objetivo promover políticas públicas e programas privados que contribuam para o empoderamento das mulheres rurais por meio do uso massivo das TIC.

Segundo o Mobile Gap Report 2018 da GSMA, mais de 1,2 bilhão de mulheres em países de baixa e média renda não usam internet móvel e, em média, as mulheres têm 10 por cento menos chances de ter um celular, e 26 por cento menos probabilidade de uso de internet móvel em comparação com os homens. A exclusão de gênero tende a ser mais ampla nas áreas rurais do que nas áreas urbanas. No Brasil, por exemplo, a diferença é de 2 por cento nas áreas urbanas, mas aumenta para 32 por cento nas áreas rurais. Assegurar que as mulheres rurais tenham acesso às tecnologias digitais é crucial para melhorar sua qualidade de vida, por oferecer-lhes oportunidades de educação, acesso a mercados e instituições financeiras tradicionais e não tradicionais.

A criação da “Aliança Mulheres Rurais” ecoa o chamado da ONU Mulheres para realizar melhorias nos serviços públicos e na infraestrutura para essa população no âmbito das TIC. As partes signatárias, juntamente com a GSMA, incluem os países Argentina, Canadá, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Estados Unidos, México, Paraguai e as organizações CCAT LAT, Citel, ISOC e Viasat.

Por meio da Aliança, os signatários se comprometem a unir forças para viabilizar ações como: promover programas que possibilitem fornecer conectividade em áreas rurais, remotas ou insuficientemente atendidas; treinar meninas e mulheres rurais no uso das TIC; desenvolver repositórios zonais com conteúdo local e capacitar mulheres empreendedoras das zonas identificadas. Também concordam em promover a disseminação de boas práticas em políticas públicas que gerem impactos sobre o avanço dos direitos das mulheres rurais em seu desenvolvimento, autonomia e empoderamento.

“A GSMA está comprometida em alcançar o ODS # 5: Igualdade de Gênero. Como Topic Chair de Inclusão Digital no Women 20 (W20), sempre destacamos a natureza transversal das tecnologias digitais, essenciais para alcançar o empoderamento das mulheres. Em relação às áreas rurais, os serviços móveis estão em uma posição única para reduzir a exclusão financeira e de informações, ajudando as mulheres a prosperar “, disse Paula Ferrari, diretora regional de marketing da GSMA para a América Latina. “Dado que as mulheres rurais desempenham um papel decisivo no sustento de suas famílias e na produção de alimentos em todo o mundo, seu empoderamento também trará benefícios para as sociedades e economias”.

 

Recursos