Como proceder se o seu telefone celular foi bloqueado?

A maioria das operadoras móveis de todo o mundo estão conectadas à base de dados IMEI da GSMA, na qual se registram os números IMEI dos dispositivos móveis que são reportados como roubados, furtados ou extraviados.

O que é um IMEI?

O IMEI (International Mobile Equipment Identity ou Identidade Internacional de Equipamento Móvel, em português) é um código pré-gravado pelo fabricante do dispositivo móvel. Digitando * # 06 # pode-se acessá-lo. Este código identifica o dispositivo mundialmente.

Quem opera a base de dados IMEI?

Para que as operadoras móveis possam compartilhar esta informação, a base de dados é hospedada pela GSMA, porém é manejada pelas operadoras móveis, que a alimentam com informações e, eventualmente, bloqueiam os equipamentos para combater o roubo de terminais que afeta toda a região.

Assim, a GSMA atua apenas como um veículo de comunicação entre as operadoras móveis do mundo para compartilhar informações sobre dispositivos roubados, mas não gerencia as informações introduzidas na base de dados IMEI.

A GSMA não está capacitada nem habilitada, sob qualquer circunstância, a incluir ou excluir um IMEI de dispositivo móvel na base dados compartilhada entre as operadoras.

 

O que fazer se o IMEI de seu equipamento figura na base de dados de equipamentos roubados?

A situação de bloqueio de dispositivos móveis depende da regulamentação de cada país, por isso recomendamos que, diante de uma situação de bloqueio, o primeiro passo seja pedir a ajuda de sua empresa de telefonia celular, que é a única que pode modificar a base de dados ou o status de seu telefone móvel.

 

No Brasil, os procedimentos diante da perda ou roubo de um celular estão fundamentados no Art. 4º, VII, “a” da Resolução nº 632/2014 da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Essa resolução determina que o usuário deve comunicar imediatamente a perda ou roubo de um celular diretamente à operadora, a quem será também solicitado o bloqueio do serviço, mediante informação do número do celular. Para obter mais informações sobre as normas que regulam esse processo, acesse a página da Anatel..

Governos, agências regulatórias e operadoras estão aderindo à campanha Nós Ligamos, da GSMA, para combater o roubo de terminais em toda a América Latina, empoderando usuários de telefonia móvel para que possam fazer parte da solução deste problema que afeta toda a região. Para mais informações sobre a campanha, acesse www.gsmala.com/nosligamos.

Você também pode colaborar ativamente para combater o roubo de celulares

Antes de adquirir qualquer dispositivo móvel, recomendamos que você verifique se é um aparelho legal, assegurando-se de que o número IMEI do celular a ser adquirido não tenha sido declarado como roubado, furtado ou extraviado em seu país ou no mundo.

Você mesmo pode fazê-lo online e em tempo real, de qualquer dispositivo, acessando o sistema de verificação de dispositivos roubados (IMEI Device Check) hospedado nos sites das agências regulatórias do seu país:

O número IMEI do celular é obtido ao digitar *#06# no dispositivo, lendo o código em sua parte traseira ou na etiqueta branca debaixo da bateria ou consultando a opção de configuração do próprio aparelho.