Como a aula móvel está melhorando o acesso à educação em comunidades remotas da Amazônia

Por Mauro Accurso, Communications & Sustainability Manager, Latin America, GSMA

Comprometidas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e conectando tudo e todos para um futuro melhor, as operadoras móveis estão transformando as vidas de milhões de pessoas. Para contar essas histórias de impacto humano, o projeto #CaseForChange envolve a tecnologia mais recente e viagens ao redor do mundo. Lançado no MWC Americas, em setembro, para se encerrar no Mobile World Congress 2018, em fevereiro, o programa irá atravessar 19 países e cobrir mais de 130 mil quilômetros para capturar as mais poderosas histórias de mudanças na vida das pessoas, apoiadas na tecnologia móvel.

Chegamos a San Antonio del Estrecho depois de um voo de 45 minutos iniciado na cidade de Iquitos, a bordo de um pequeno avião pertencente ao exército peruano. A outra opção de percurso era uma viagem de 10 dias de barco pelo rio Amazonas. Isso mostra como “El Estrecho” é isolada: uma pequena cidade às margens do rio Putumayo, perto da fronteira entre o Peru e a Colômbia.

A conectividade móvel tem o poder de transformar vidas e melhorar a educação, mas ver essa transformação em primeira mão foi uma experiência incrível. Em “El Estrecho”, a escola “Padre Medardo Andre N⁰ 60092” é a única instituição de ensino primário e secundário em muitos quilômetros ao redor. Como acontece em muitas escolas rurais e isoladas, os professores lutam contra a falta de acesso a recursos educacionais e para manter as crianças nas aulas, já que muitos estudantes precisam percorrer diariamente longos trajetos pela selva para chegar à escola. Nas áreas rurais do Peru, apenas 10% das meninas e meninos entendem o que lêem e seus ambientes de estudo possuem poucos recursos audiovisuais ou tecnológicos.

No entanto, há um ano tudo começou a mudar para essa comunidade, quando a Fundação Telefónica lançou o projeto Aula Móvel (Mobile Classroom). Aula Móvel é uma proposta de aprendizagem integral utilizando TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação), que busca reduzir a exclusão digital em escolas públicas rurais e urbanas marginais, propondo soluções para o problema do acesso a recursos educacionais por meio da conectividade e desenvolvimento de habilidades e competências em TIC para professores e estudantes. A iniciativa tem três objetivos principais:

  • Aumentar o uso dos recursos de ensino TIC disponíveis nas escolas, levando em consideração a portabilidade do equipamento e a pouca ou nenhuma disponibilidade de internet.
  • Incorporar um modelo de auto-treinamento, acompanhamento e suporte sustentáveis, com base na liderança dos professores.
  • Influenciar práticas pedagógicas para obter uma aprendizagem melhor com o uso das TIC.

Com este foco, a escola em “El Estrecho” recebeu a estação portátil da Aula Móvel que inclui laptops para estudantes, um computador (servidor de rede), recursos educacionais, projetor multimídia, monitor, alto-falantes e, claro, o manual do usuário. A iniciativa não inclui apenas o equipamento, mas também o treinamento e suporte no uso de tecnologia e inovação educacional por especialistas da Fundação Telefónica e EducaRed, um site gratuito repleto de conteúdo para a comunidade educacional.

Para capturar esta história para #CaseForChange, ouvimos vários depoimentos de estudantes e professores mostrando como a Aula Móvel mudou suas vidas. Os alunos que costumavam exibir comportamento passivo em sala de aula agora estão mostrando liderança e ajudando colegas a usar seus novos laptops. Os professores agora têm condição de combater adequadamente o absenteísmo escolar e de atualizar o conteúdo de suas aulas com novos materiais, enquanto anteriormente novos livros e conteúdo geralmente não chegavam a tempo em local tão remoto. Vários meninos e meninas expressaram sua emoção de poder pesquisar seus interesses mais profundos – de se tornar um veterinário, um engenheiro ambiental ou de começar a aprender guitarra. Durante a nossa visita, um concurso de matemática no laptops dos estudantes melhorou sua aprendizagem em exercícios que anteriormente não tinham chamado sua atenção.

E claro, também ouvimos sobre seus problemas catastróficos: agora os alunos discutem e reclamam aos professores que eles querem mais tempo na Aula Móvel!

Esperamos que esta história do #CaseForChange de “El Estrecho” mostre o ponto de vista humano, de como a iniciativa Aula Móvel mudou o caminho dessa comunidade isolada na direção de uma realidade mais conectada, ao fornecer novos recursos para melhorar suas vidas e sonhar mais alto no futuro.

Mostre seu apoio ao seguir e compartilhar nosso canal do YouTube e visitar nosso website para ver as notícias mais recentes e aprender mais sobre nossas histórias e as operadoras móveis participantes.

Twitter: @caseforchange