Ministros das TIC, reguladores e líderes do setor privado estarão presentes no Congresso Latinoamericano de Telecomunicações 2018

  • Líderes dos ministérios do setor da Colômbia, México, Argentina, Brasil, Costa Rica e Cuba participarão do CLT18, de 11 a 15 de junho, em Varadero – Cuba, ao lado de autoridades reguladoras da região e dos principais executivos da indústria digital.
  • Paralelamente, será realizado o CPR LATAM 2018, principal encontro anual que reúne acadêmicos do setor

29 de maio de 2018. Em duas semanas, os ministros, autoridades regulatórias, acadêmicos, executivos da indústria de TIC na América Latina e representantes de organizações internacionais se reunirão em Varadero, em Cuba, de 11 a 15 de junho, no evento mais importante da região para o debate sobre políticas públicas de TIC: o Congresso Latinoamericano de Telecomunicações 2018 (#CLT18). O evento tem como anfitriões o Ministério das Comunicações de Cuba e a Empresa de Telecomunicações de Cuba ETECSA e é organizada pela UIT, ASIET e a GSMA.

Entre os participantes confirmados estão Juan Sebastián Rozo, ministro de TIC da Colômbia; Maimir Mesa Ramos, ministro das Comunicações de Cuba; Edgar Olvera, subsecretário de Comunicações do México; Héctor Huici, secretário de TIC do Ministério de Modernização da Argentina; André Borges, Secretário de Telecomunicações do MCTI Brasil; Edwin Estrada, vice-ministro de Telecomunicações da Costa Rica; José María Lassalle, secretário de Estado para a Sociedade da Informação e a Agenda Digital da Espanha; Gabriel Contreras, Comissário da IFT e presidente da Regulatel; Germán Darío Arias, diretor executivo da CRC Colômbia; Carlos Baigorri, superintendente da ANATEL no Brasil; Oscar León, secretário Executivo da CITEL; Allan Ruiz, secretário executivo da COMTELCA; Walker San Miguel, secretário geral da CAN; Selvin Juarez, superintendente de Telecomunicações da Guatemala; Blanca Coto Estrada, superintendente geral de Eletricidade e Telecomunicações de El Salvador; entre outros.

Outros atores do ecossistema digital presentes no CLT18 serão: Robert Pepper (Facebook); José Juan Haro (Telefónica); Gabriel Solomon (Ericsson); Fernando Velázquez (Huawei); Jordi Bosom (Hispasat); John Baughn (SES); Verena Weber (OECD); Edwin Fernando Rojas (CEPAL); Raúl Katz (Telecom Advisory Services); Oscar Robles (LACNIC) e Sebastián Bellagamba (ISOC).

A sessão plenária (12 e 13 de junho) abrangerá diversos temas, como a Infraestrutura de Telecomunicações para o Desenvolvimento Integral da América Latina (Relatório do CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina); Novos mecanismos de financiamento para expandir as redes de banda larga; Agenda eLAC2020: Gerando spillovers digitais; Políticas públicas para o desenvolvimento de infraestrutura digital; Acesso e Inovação na Internet; Abordagem à Governança da Internet da América Latina; Economia de dados: regras para aumentar a confiança digital e as oportunidades de negócios na América Latina; O papel do satélite no fechamento da brecha digital; O valor do espectro nos processos de digitalização da economia; TIC para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e conectividade digital para o desenvolvimento da América Latina.

A agenda de cinco dias também inclui uma série de seminários e reuniões paralelas que completarão uma semana intensa de atividades para a indústria regional de TIC:

  • Criação de uma Estratégia Digital Regional na América Latina e Caribe, workshop CAF, Cepal e Cullen.
  • XII Conferência Anual CPR LATAM. O impacto das novas tecnologias e políticas de TIC no desenvolvimento socioeconômico da América Latina, que acontecerá no dia 14 de junho.
  • “Banda larga para áreas rurais”, Workshop pela UIT em 11 de junho.
  • “Transformação digital: o caminho para o desenvolvimento da América Latina”, uma mesa redonda que será organizada pela ASIET na tarde de 14 de junho.
  • “Informatização da Sociedade em Cuba”, workshop da ETECSA na manhã do dia 12 de junho
  • “Como os órgãos reguladores e a indústria podem se preparar para apoiar a era digital?” Sessão do governo colombiano e da CRC, que será realizada na manhã de 14 de junho.
  • “Experiências internacionais para o aproveitamento de infraestrutura passiva na implantação de redes de telecomunicações”, Workshop do Governo do México na tarde de 14 de junho.
  • “Impulsionando e promovendo o uso das TICs para o desenvolvimento socioeconômico dos povos”, sessão da COMTELCA na sexta-feira, 15 de junho.

Para mais informações e inscrições de participantes, visite o site oficial do evento http://www.clt.lat