A Colômbia terá mais de 44 milhões de conexões de banda larga móvel até 2020

O mercado móvel da Colômbia é um dos maiores e de mais rápido crescimento na região, e registrará um forte aumento na adoção de banda larga móvel e M2M até o final da década.

Segundo os dados da GSMA Intelligence, braço de pesquisa da GSMA, no final de 2015 a Colômbia já contabilizava mais de 3,8 milhões de conexões 4G, e o prognóstico é que esse número ultrapasse os 20 milhões em 2020. Em termos percentuais, 4G correspondeu a 8 por cento dos 51 milhões de conexões móveis da Colômbia (excluindo M2M) em 2015. E a previsão é que 4G represente 32 por cento dos 64 milhões de conexões móveis totais na Colômbia em 2020.

A banda larga móvel – que inclui 3G e 4G – alcançou mais de 24 milhões de conexões em 2015, aproximadamente 47 por cento do total. A GSMA intelligence prevê que, até 2020, as conexões de banda larga móvel chegarão a 45 milhões, o equivalente a 70 por cento do número total de conexões móveis.

“A banda larga móvel é o principal meio de oferecer acesso à internet a preços reduzidos na América Latina e Caribe”, observa Sebastián Cabello, responsável pela GSMA na América Latina. “A inclusão digital cria uma série de benefícios socioeconômicos ao fornecer serviços de comunicação para segmentos da população até então desconectados. A GSMA está trabalhando ativamente com as operadoras móveis, os governos e a comunidade internacional de desenvolvimento para projetar e implementar iniciativas comercialmente sustentáveis e escaláveis que possam desbloquear os principais obstáculos de oferta e demanda para a adoção de serviços de Internet móvel”.

Esta tendência de crescimento é comum à maioria dos países latinoamericanos, mas a velocidade de adoção na Colômbia é notável. Como em outros países da região, a expansão da banda larga móvel segue de mãos dadas com a crescente adesão aos telefones inteligentes. Os smartphones responderam por 37 por cento das conexões móveis totais na Colômbia em 2015, e a previsão é que representarão mais de dois terços do total até 2020.

Os dados da GSMA Intelligence também destacam um forte crescimento no mercado M2M da Colômbia. A previsão é que o número de conexões celulares M2M no país vai crescer mais do que o dobro nos próximos cinco anos, passando das atuais 1,5 milhões para 3,7 milhões em 2020.