GSMA une-se à COMTELCA como Membro Observador

A colaboração público-privada e o desenvolvimento das capacidades TIC serão as prioridades da participação da GSMA na organização regional.

A GSMA (associação global do ecossistema móvel) se tornou hoje Membro Observador da Comissão Técnica Regional de Telecomunicações (COMTELCA), órgão de integração que coordena e harmoniza o desenvolvimento do setor de telecomunicações e Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). A missão da GSMA dentro da COMTELCA será fornecer a visão do ecossistema móvel e seu impacto no desenvolvimento socioeconômico na América Central e no Caribe.

A COMTELCA é um órgão regional de direito público internacional que reúne os países do México, Guatemala, El Salvador, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Panamá e República Dominicana. O principal objetivo é promover e harmonizar políticas públicas para os setores de Telecomunicações e TIC, para que seus habitantes recebam os melhores serviços nas melhores condições.

“Dado o impacto no desenvolvimento socioeconômico que a indústria móvel teve em particular, e com base no modelo multipartidário na geração de políticas públicas, é uma honra para a COMTELCA ter a participação da GSMA a partir deste ano como Membro Observador “, disse Allan Ruiz, secretário executivo da COMTELCA. “Estamos conscientes do valor acrescentado e dos benefícios que a incorporação da GSMA como Membro irá trazer para nossos países. Com isso, reafirmamos nosso compromisso com a melhoria contínua e a necessidade de encontrar meios para um uso eficiente do espectro radioelétrico, particularmente neste momento de ascensão da tecnologia 5G e do impacto que terá sobre a economia digital e a quarta revolução industrial”, acrescentou.

Sebastián Cabello, diretor regional da GSMA para a América Latina, disse: “A colaboração público-privada é essencial para alcançar uma economia digital próspera que facilite o desenvolvimento regional. Nesse sentido, para a GSMA é um ótimo passo para se juntar à COMTELCA, pois estaremos próximos de seus membros buscando alianças e acordos que nos permitam aproveitar a tecnologia móvel para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (SDG)”.

“O ODS 10 busca reduzir a desigualdade entre países. Na COMTELCA, estamos desenvolvendo um plano detalhado e ambicioso para contribuir para o cumprimento deste objetivo, e, com a incorporação da GSMA como parte de nossos membros, aproveitaremos a experiência de outras regiões com relação às suas posições na ativação de programas como inclusão financeira, educação, saúde, redução de diferenças de gênero entre outros”, disse Edwin Estrada, vice-ministro das Telecomunicações da Costa Rica e presidente da COMTELCA.