Crianças em um mundo móvel: Projeto Internacional de Pesquisa

Com o objetivo de compreender em profundidade o aumento exponencial do uso de celulares dentre as crianças, a GSMA e o Mobile Society Research Institute (MSRI), a filial de pesquisa da NTT DoCoMo, formaram uma parceria para a elaboração do relatório “Uso de telefones celulares por crianças – Estudo comparativo internacional 2011”.

Esta pesquisa produziu um retrato detalhado do uso dos telefones celulares por crianças e adolescentes de idades entre 8 e 18 anos, comparando mercados geograficamente dispersos e em diferentes estágios de desenvolvimento na América Latina, Ásia e África. O estudo foi realizado com mais de 3,5 mil pais e filhos do Paraguai, Japão, Índia e Egito. Esta terceira edição amplia e une-se aos outros dois estudos desenvolvidas em anos anteriores, no México, Japão, Índia, Chipre, China e Coreia. O relatório é patrocinado pelas operadoras de telefonia móvel em cada país e já engloba mais de 15,5 mil crianças e seus pais.

Escopo do estudo

Para permitir uma análise comparativa ano-a-ano, foram feitas várias perguntas padrão para as crianças e seus pais, entre as quais:

  • Idade em que adquiriu o primeiro celular
  • Razões para adquirir um celular
  • Como se sentem com relação a seu celular
  • Preocupações dos pais com relação ao uso do celular por seus filhos

Na pesquisa de 2011, foram adicionados diversos itens a fim de melhor compreender as questões atuais como as redes sociais, privacidade, o uso de serviços e aplicativos móveis, e uso de smartphones e tablets.

Principais descobertas


As crianças de todo o mundo são os usuários cada vez mais apaixonados e adeptos da tecnologia móvel, abraçando as oportunidades oferecidas pelos celulares de forma não imaginada há uma década, inclusive mais do que seus pais ou professores. Isso se reflete em alguns dos resultados de destaque da pesquisa, relevantes para a América Latina:

  • 69% das crianças e adolescentes usam celulares.
  • 40% acessam a internet de seus celulares.
  • 73% dos que utilizam a internet no celular têm acesso às redes sociais.
  • 80% possuem um dispositivo novo.
  • 70% no Paraguai e Japão utilizam a internet no celular por mais de 30 minutos por dia.
  • 55% dos que têm 15 anos enviam seis ou mais mensagens de texto por dia.
  • 51% utilizam a câmera, 44% o MP3 e 26% o reprodutor de vídeo do celular.
  • 41% dos que têm smartphones no Paraguai utilizam-nos como o seu principal dispositivo para acessar a internet.
  • 74% dos pais estão preocupados com a privacidade de seus filhos com relação aos celulares.

A pesquisa nos diferentes mercados não encontrou evidências de que os níveis de renda familiar e de escolaridade dos pais tenham impacto significativo em termos de propriedade ou utilização de celulares pelas crianças e adolescentes, mostrando que este é um fenômeno que não conhece barreiras sociais.

Referências

Uso dos celulares por crianças – Estudo comparativo internacional 2011, Sumário Executivo – Spanish – Paraguai, Japão, Índia e Egito (PDF, 325 KB, 4 páginas)

Infográfico: Uso dos celulares por crianças 2011 – Espanhol (PDF, 288 KB, 2 páginas)

 Uso dos celulares por crianças – Estudo comparativo internacional 2011, Versão completa – Inglês – Paraguai, Japão, Índia e Egito (PDF, 3 MB, 74 páginas)

Estudos futuros

A GSMA e a MSRI já planejam iniciar a Fase 4 do projeto, a ser realizado entre fevereiro e novembro de 2012. O objetivo desta fase inclui aumentar o número de países participantes (até 10). A GSMA, que coordena o projeto de pesquisa internacional, e a MSRI, responsável pela análise científica, gostariam de oferecer aos membros da GSMA a oportunidade de participar da Fase 4 por meio do patrocínio de uma ou mais rodadas de pesquisa em seu país.

Para conhecer os elementos principais do acordo de patrocínio e obter mais informações, entre em contato com Andrea Guajardo.