Cúpula W20: GSMA completa um ano liderando a agenda digital de gênero

setembro 26, 2018

O grupo de afinidade do G20 finalizará suas recomendações para o desenvolvimento econômico da mulher; como Topic Chair de Inclusão Digital, a GSMA terá um papel de destaque no evento.

26 de setembro de 2018, Buenos Aires: De 1º a 3 de outubro será realizada, em Buenos Aires, a Cúpula do W20, grupo oficial de afinidade do G20 que assessora os líderes desses países em questões relacionadas à igualdade de gênero. O evento marcará o fim de um processo de diálogo internacional destinado a desenvolver planos de ação para o empoderamento da mulher. Ao longo do ano, a GSMA desempenhou o papel de Topic Chair para Inclusão Digital. Suas recomendações para acabar com a exclusão  digital de gênero farão parte do Comunicado Final que será apresentado aos líderes do G20, representados no evento pelo presidente da Argentina, Mauricio Macri.

O relatório Mobile Gap Report 2018 da GSMA revelou que, em países de baixa e média renda, é 10% menos provável que mulheres tenham um telefone celular e 26% menos provável que usem internet móvel em comparação com os homens. Considerando que, para a maioria da população mundial, a tecnologia móvel também é a principal via de acesso à internet, essa lacuna deve ser fechada para garantir que as mulheres não percam os benefícios socioeconômicos de plena participação na economia digital.

Com esse objetivo, o trabalho da GSMA no W20 incluiu a criação de mesas de diálogo com organizações e especialistas internacionais e a coordenação de uma rede de delegações para a preparação de trabalhos sobre o assunto. O principal produto deste trabalho foi um resumo de políticas com recomendações de medidas para acabar com a exclusão digital de gênero. O documento aponta, entre outros fatores, a necessidade de abordar as principais barreiras relacionadas à acessibilidade, segurança, capacitação em habilidades digitais e disponibilidade de conteúdos relevantes. Também destaca o potencial da inclusão digital para contribuir com os outros eixos do grupo: inclusão financeira, inclusão laboral e desenvolvimento da mulher rural.

“A GSMA teve o privilégio de ajudar a formular as recomendações do W20, que fornecerá um roteiro para o G20 implementar políticas de igualdade de gênero”, disse Mats Granryd, diretor geral da GSMA. “Nosso papel aqui é um exemplo do compromisso da indústria móvel com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, neste caso específico, o ODS #5: igualdade de gênero. Também apoiamos esse objetivo com  iniciativas específicas, como Connected Women, por meio da qual as operadoras móveis associadas forneceram serviços digitais para melhorar a qualidade de vida de mais de 22 milhões de mulheres na África, Ásia e América Latina.”

Granryd participará da Cúpula como orador do painel “Olhando para o futuro do trabalho”, juntamente com Susana Balbo, presidente do W20 Argentina; Gabriela Ramos, chefe do Gabinete e Sherpa, OECD; e Phumzile Mlambo-Ngcuka, diretora executiva da ONU Mulheres. Outros líderes da GSMA, incluindo Sebastián Cabello, diretor geral para a América Latina; Claire Sibthorpe, diretora do Connected Women, Connected Society e Mobile for Development; e Paula Ferrari, diretora regional de marketing para a América Latina, também participarão de painéis e sessões paralelas do evento.

Inclusão digital de meninas

No dia 4 de outubro, como evento paralelo à Cúpula do W20, a GSMA Latin America realizará em seus escritórios o workshop Tech4Girls. Jovens adolescentes de Buenos Aires participarão de uma competição de programação móvel, com o objetivo de inspirar mais garotas a escolher carreiras STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática, de suas siglas em inglês).

Esta será a primeira edição latinoamericana de uma série de eventos Tech4Girls iniciados pela GSMA North America. Eles fazem parte do programa Women4Tech, que visa reduzir a lacuna digital na indústria de tecnologia. “Estamos orgulhosos de que nossas iniciativas estejam sendo implementadas em diferentes regiões, prova de que estamos ajudando a conectar todos e tudo a um futuro melhor”, disse Granryd.

Back
Subpages Events and Social links
 
Subpages right column – PT