Igualdade digital de gênero na Comissão sobre a Condição Jurídica e Social da Mulher das Nações Unidas

Start: Monday 26 March 2018

End: Monday 26 March 2018

Como Topic Chair da inclusão digital do Women 20 (W20) Argentina 2018, a GSMA promoveu diversas atividades paralelas à 62ª sessão da Comissão sobre a Condição Jurídica e Social da Mulher (CSW62), que aconteceu de 12 a 23 de março, na sede das Nações Unidas em Nova York. Durante suas atividades, a GSMA e seus parceiros estratégicos tiveram como foco o debate sobre as políticas e práticas bem-sucedidas das empresas do ecossistema digital para promover a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

No dia 15 de março, a mesa redonda de alto nível sobre mulheres na tecnologia, organizada pela GSMA, foi realizada em conjunto com a UIT, a ONU Mulheres e a ITC, com o apoio das Missões da Alemanha, Argentina e União Européia para a ONU. Uma das principais palestrantes da mesa foi Susana Balbo, presidente do W20, que disse: “As ideias e políticas públicas por trás da tecnologia transformam nossa realidade. Acabar com a desigualdade entre homens e mulheres no mundo digital, alcançando uma verdadeira inclusão e desenvolvimento em cada país, será uma das recomendações centrais do W20 para o G20, e as tecnologias móveis oferecem uma excelente oportunidade para reverter a atual desigualdade”.

Na mesa, foi discutida a importância de eliminar a lacuna de gênero no setor de tecnologia, não apenas para o benefício das mulheres, mas também para o dos homens, das empresas e da sociedade em geral. Também estiveram presentes empresas do ecossistema digital, como SAP, IBM, Lyft, KPMG, EY, ESRI e Synchronoss, entre outras. Entidades da comunidade internacional, incluindo o Banco Interamericano de Desenvolvimento, a Câmara Internacional de Comércio e o Ministério Federal de Cooperação Econômica de Desenvolvimento da Alemanha, entre outros, também participaram do evento.

Durante esta semana de debates sobre a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres, Paula Ferrari, diretora regional de Marketing da GSMA para a América Latina, participou do painel sobre a agenda do W20, organizado pela Americas Society/Conselho das Américas, ao lado de Susana Balbo, Paula Marra, membro do Comitê Diretivo do Grupo Productores del Sur, Stepahnie, do BID, e Andrea Rey, sócia da EY. “Precisamos desenvolver habilidades digitais e capacitar as mulheres para que elas possam se beneficiar plenamente da economia digital”, disse Ferrari.

Na CSW62, a GSMA também organizou outros eventos paralelos, no dia 20 de março, sobre “Inclusão Financeira e Digital para Mulheres”, em conjunto com o Banco da Indústria da Nigéria e ICC, e também promoveu o debate sobre “Mulheres Rurais e TICs”, em conjunto com a UIT, FAO, ITC e a missão do Mali.

Como líder temática da inclusão digital para o W20, a GSMA lidera o debate com foco na cúpula do G20 Argentina 2018, a ser realizado em Buenos Aires, de 30 de novembro a 1º de dezembro de 2018. Este trabalho envolverá a criação de fóruns de discussão com organizações e especialistas internacionais, que ajudarão a redigir as recomendações do W20 e influenciarão os grupos de tomadas de decisão do G20 a adotar políticas sobre igualdade de gênero. Alcançar a igualdade por meio da inclusão digital é um dos quatro objetivos estratégicos do W20, juntamente com a inclusão laboral, inclusão financeira e desenvolvimento rural.