Governo do México e operadoras assinam acordo contra o furto de celulares

GSMA LA juntamente com as operadoras de telefonia móvel do México assinam acordo que fixa o compromisso realizado em 17 de julho no país, sob a égide do Presidente Calderón e do Secretário de Transporte e Comunicações Pérez-Jácome.

Com a presença do Presidente dos Estados Unidos Mexicano, Felipe Calderón Hinojosa, as quatro principais operadoras de telefonia móvel do México firmaram o “Acordo para evitar o furto de celulares a nivel regional”, que foi conduzido no Parque Nacional da Capilla de la Emperatriz.

Iusacell, Nextel, Telcel e Telefónica entregaram ao Presidente Mexicano as “listas negras” dos dispositivos relatados como furtados que começaram a funcionar através da base de dados IMEI da GSMA a fim de bloquear tais equipamentos e inibir a criminalidade associada com os telefones roubados.

A partir de 1° de setembro de 2012 todo telefone roubado no México será desativado anunciou Felipe Calderón Hinojosa no ato oficial e ainda disse: “Me agrada muito que as operadoras cumpram esse importante compromisso através do qual o Governo Federal será capaz de trocar esses registros com as autoridades de outros países a fim de inibir o roubo de celulares em toda a região. Desta forma, vamos nos atentar ao grave problema que isso significa para muito mexicanos, especialmente quando é a única forma de comunicação das famílias mais pobres”.

Fernando José Cabrera García, Diretor Jurídico da Iusacell, Gustavo Cantú Durán, Vice-Presidente Corporativo da Nextel México, Patrick Slim Domit, Co-Presidente do Conselho de Administração da América Móvil, Juan Antonio Abellán Ríos, Conselheiro e CEO da Telefónica México e Sebastian Cabello, Diretor da GSMA Latin America foram os representantes das operadoras mexicanas que firmaram o acordo.

Também estiveram presentes o Representante da Associação Nacional de Telecomunicações (ANATEL), Ingeniero Raúl Lucido de la Parra e Dionisio Pérez-Jácome Friscione, Secretario de Comunicações e Transporte do México, que assegurou: “Desta forma, será possível que a Secretaria de Comunicações e Transporte possa compartilhar a informação com autoridades de outros países, para impedir que os celulares roubados ou extraviados aqui, possam ser reativados fora do México. Do mesmo modo, a informação que recebermos de outros países servirá para bloquear, aqui no México, telefones que tenham sido roubados no exterior”.

O acordo surge logo após o compromisso firmado, em julho passado, com 13 grupos de operadoras móveis da América Latina para começar a trocar informações atraves da base de dados IMEI (Identificação Internacional de Equipamento Móvel, sigla em Ingles) da GSMA e colaborar com os governos regionais nas suas iniciativas de redução do delito associado ao furto de celulares. Na cerimonia, o Diretor da GSMA Latin America, Sebastian Cabello, disse: “Destacamos a atuação do Governo Federal, que foi capaz de agir rapidamente perante uma ação de consenso regional, que já vinha sendo discutida na Comissão Interamericana de Telecomunicações, e que tenha usado instrumentos disponíveis, como a base global de dados IMEI da GSMA, para conseguir uma solução local para o problema de roubo de celulares e, também, contribuir regionalmente com sua solução. Para a GSMA é gratificante participar deste acordo, o qual demonstra como é importante a parceria da indústria com o Governo para resolução de problemas e necessidades sociais”.

Em seu discurso de fechamento, o Presidente Calderón destacou o papel da GSMA nesta iniciativa: “Agradeço à Associação GSM, pela sua firme colaboração para a materialização deste compromisso. Tenham a certeza que a Secretaria de Comunicações e Transportes continuará trabalhando lado a lado com as operadoras, os usuários e todos os mexicanos para a construção de um País mais seguro e com serviços de qualidade para todos”.

Recursos