GSMA Alerta que Tomadores de Decisões Políticas Devem Atuar Agora para Evitar o “Engarrafamento” de Redes Móveis nas Principais Cidades

Novo relatório indica que megacidades não podem tratar a demanda de dados sem políticas de apoio para implantação acessível e oportuna da próxima geração de redes móveis

LONDRES–(BUSINESS WIRE)– A GSMA publicou hoje um novo relatório que examina a capacidade de redes móveis em satisfazer a intensa demanda por dados móveis nas maiores e mais populosas cidades do mundo. O relatório da GSMA/Boston Consulting Group, “Fomentando a Revolução Digital: A Infraestrutura Móvel Irá se Manter com o Aumento da Demanda?”, descobre que redes nas assim chamadas “megacidades” como Nova York, Xangai, Shenzhen e Tóquio irão enfrentar uma lacuna significativa entre a demanda de transmissão de dados móveis e a capacidade disponível de rede, com até 48% da demanda de transmissão não atendida em áreas urbanas densamente povoadas até 2025. O relatório destaca que a reforma regulatória será crucial no fechamento da lacuna projetada da demanda de fornecimento e na descoberta do potencial econômico da próxima geração de banda larga móvel.

“O panorama regulatório global atual vem sendo de sucesso na criação de um mercado competitivo que tornou acessível a conectividade móvel a mais de cinco bilhões de pessoas ao redor do mundo”, disse John Giusti, Diretor de Regulatório na GSMA. “Entretanto, a não ser que políticas de governo encorajem investimentos, é improvável que seja alcançada a capacidade de rede requerida para satisfazer a futura demanda.

“Isto irá resultar em um mau negócio para clientes e empresas, particularmente aqueles em nossas cidades mais populosas, devendo ter provavelmente um impacto direto nestas economias. Medidas como tornar disponível um espectro acessível e atenuar restrições de planejamento em pequenas células podem ajudar a promover um ambiente que permita as operadoras construírem redes móveis prontas para o futuro.”

Fatores como 5G e o crescimento da Internet das Coisas (IoT) levará a demanda de dados móveis a crescer em mais de 50% nas principais cidades ao redor do mundo até 2025. Como consequência, gastos operacionais e de capital das operadoras de telefonia móvel em cidades iriam triplicar para fornecer suficiente capacidade de rede – um nível de gasto que simplesmente não é sustentável sob condições atuais.

Abordagens políticas sob medida são requeridas para atender as necessidades de todos os acionistas: cidadãos, governos e operadoras de rede. No relatório, a GSMA faz seis recomendações chave para tomadores de decisões políticas promoverem investimentos em infraestrutura:

  • Liberar o espectro adicional de acessibilidade: Maior disponibilidade de espectro com preços justos poderiam acelerar investimentos e ter benefícios significativos em termos de capacidade de rede.
  • Facilitar a implantação da infraestruturas de fronthaul e backhaul: Sucesso na implantação de novas macro e pequenas células a fim de impulsionar a capacidade de rede requerida para acesso a redes de backhaul.
  • Proporcionar mais acesso a locais vantajosos de macro e pequenas células: Locações para locais de células que tenham aumentado abruptamente. Acesso a locais em prédios de propriedade pública e mobiliários urbanos iriam remover um obstáculo significativo para nova implantação de células.
  • Possibilitar acordos de compartilhamento de rede: Permitir a flexibilidade às operadoras de assinar acordos comerciais sobre compartilhamento de rede iria reduzir custos operacionais e de capital para as operadoras.
  • Habilitar a implantação de pequenas células: Aprovações de planejamento de linhas de transmissão para ampliar a instalação de pequenas células poderiam acelerar investimentos em redes e aumentar a capacidade em grandes cidades.
  • Conciliar limites de densidade de potência: Regulamentações que estabelecem a exposição a níveis de campos eletromagnéticos de radiofrequência deveriam ser harmonizados com os limites recomendados internacionalmente.

“Reformar a regulamentação para refletir mudanças no mercado e realidades tecnológicas é um processo longo e complexo, mas é de importância vital para assegurar que nossas redes continuem a fornecer a melhor experiência possível aos assinantes”, disse Giusti. “Alcançar o compromisso e balancear as necessidades de reguladoras e operadoras é crucial para construir as redes do futuro e descobrir os benefícios econômicos e sociais que o acesso a telefonia móvel proporciona. Todos os acionistas devem trabalhar em conjunto a fim de assegurar a implantação oportuna e acessível de novas tecnologias necessárias para fornecer a próxima etapa de nossa jornada de transformação digital.”

“Fomentando a Revolução Digital: A Infraestrutura Móvel Irá se Manter com o Aumento da Demanda?” pode ser encontrada aqui: www.gsma.com/publicpolicy/delivering-the-digital-revolution.