GSMA LA Plenary Meeting 38: Indústria móvel latinoamericana se reuniu no México para discutir os desafios do setor na região

Com a presença de mais de 20 operadoras latinoamericanas, representantes de sete agências reguladoras, incluindo COFETEL e SCT, do México, e fornecedores do setor de telecomunicações, foi realizada a GSMA Latin America Plenary Meeting 38, na Cidade do México, com apoio da Associação Nacional de Telecomunicações do México (ANATEL) e as operadoras mexicanas Nextel, Telcel e a Telefónica.

O presidente da ANATEL, Enrique Leiva, abriu a sessão plenária e comentou que a indústria de telefonia móvel no México vive um bom momento, com fechamento do ano de 2012 atendendo às expectativas iniciais e, acima de tudo, confiantes no que está por vir. “Temos o objetivo de fazer do México um líder na América Latina e um modelo de reforma e criatividade dentro do mercado global de telecomunicações”, disse Leiva.

 

Paralelamente, o presidente do Grupo de Chefes de Regulamentação da GSMA para América Latina, Javier Delgado, disse que a revolução vertiginosa das telecomunicações levou a uma transformação do ambiente econômico e social. Ele ressaltou que mais de 40 operadoras de telefonia móvel na América Latina lançaram um acordo que assiste os usuários a se informarem melhor sobre o uso de roaming. Sobre a questão da segurança, Delgado disse que no último mês de julho, as operadoras membros da GSMA LA deram início à troca de informações com o objetivo de bloquear os telefones roubados nos países da região.

Andrés de la Cruz Vielma, o diretor geral de Telecomunicações e Política de Radiodifusão do Ministério das Comunicações e Transportes, também presente na conferência, afrimou que: “A administração do presidente Enrique Peña Nieto incorpora telecomunicações , telefonia, serviços de dados e de rádio e televisão como um tema central em sua agenda, com intenção de que os mexicanos tenham mais opções com melhor qualidade e melhores preços. Com esta medida, buscamos garantir o direito de todos os mexicanos para serviços de banda larga. ”

Sebastian Cabello, diretor da GSMA para América Latina, disse que uma das questões-chave na indústria de telefonia móvel é o crescimento dos serviços de dados, quando já se alcançou mais de 100% da média de penetração dos serviços de voz na região. Em setembro deste ano, houve mais de 97 milhões de conexões de banda larga móvel e hoje o número já ultrapassou 100 milhões. “Na América Latina, a principal forma de se conectar à internet é por meio das redes móveis”, disse ele.

Por sua vez, Cabelo ressaltou a importância de fazer progressos na atribuição de espectro em todos os países da região para permitir que as operadoras ofereçam serviços de valor agregado. Também é importante trabalhar em equipe para buscar políticas harmonizadas em toda a região. A GSMA reconhece os esforços do México para que toda a América Latina se harmonize na banda de 700 MHz, algo que deve ser realizado no futuro.

Juan José Ludlow, chefe de gabinete do Presidente da Cofetel, apresentou as realizações e a visão da agenda da Comissão, que destaca a necessidade de continuar o processo de licitação já iniciado. Ele também se referiu à necessidade de promover competência, melhorar a infra-estrutura, reduzir custos, otimizar preços e principalmente, em acordo com os membros da GSMA, alertou sobre a necessidade de alocar mais espectro para oferecer serviços móveis e melhor qualidade.

A Plenária da GSMA também incluiu um painel de executivos seniores, no qual as operadoras Nextel, Telcel e Telefónica apresentaram sua visão sobre o mercado mexicano móvel e desafios regulatórios para a nova administração. Daniel Bernal Salazar, vice-diretor de Assuntos Regulatórios da America Movil, Miguel Calderón, vice-presidente de Estratégia e Regulação da Telefônica México e Cantu Gustavo, vice-presidente corporativo da Nextel México, discutiram os fatores necessários para a continuidade do investimento em redes.

A Reunião Plenária GSMA LA #38 começado no dia 10 de dezembro com um dia inteiro de oficinas com alguns dos temas mais inovadores da indústria móvel atual. Dinheiro e saúde móvel, privacidade, Rich Communication Services, Roaming de fronteira e Near Field Communications (NFC).

Depois, no dia 11 e 12 de dezembro, terminou a plenária com sessões de nossos quatro grupos de trabalho com apresentação de especialistas das operadoras e da GSMA: Regulatório (REGU), Roaming e Faturamento (BARG), Técnico e Terminais (TECT) e Segurança e Fraude (SEGF).

Recursos

Fotos: Galería de imágenes del evento.

Medios: Cobertura de prensa.

Puede hacer click en los links para descargar las presentaciones de los Workshops:

Para presentaciones del Plenario y de los Grupos de Trabajo de GSMA LA pueden ir a los links en Infocentre: