GSMA Latin America Lança Projeto de Transparência de Dados em Roaming

Operadoras de celular ajudam consumidores a melhor entender e gerenciar o uso de dados para evitar o “susto na conta” (bill shock).

Hoje a GSMA anunciou que mais de 40 Operadoras de Redes Móveis (MNOs, sigla em inglês) da América Latina iniciaram o projeto de transparência de dados na região. O objetivo é proporcionar aos consumidores maior visibilidade dos custos de roaming e conhecimento do serviço de dados quando em viagem. A iniciativa é apoiada por grupos de operadoras, incluindo América Móvil, Antel, Entel Chile, Millicom, Oi, Orange, Telecom Itália e Telefônica, que concordaram em tomar uma série de medidas nos países em que possuem operações, para ajudar os assinantes a melhor entender a cobrança de roaming e o uso de serviço de dados quando em viagem. As MNOs que participam desta iniciativa representam mais de meio bilhão de assinantes de telefonia móvel na região.

 

“A região da América Latina é singular, quando se considera os diferentes estágios de desenvolvimento econômico dos países, portanto é muito importante que ajudemos os usuários a entender melhor os custos que podem ter e promover uma experiência semelhante aos consumidores quando viajarem,” disse Javier Delgado, presidente do Chief Regulatory Officers Group da GSMA Latin America.

“Essa iniciativa é o segundo acordo firmado recentemente entre as MNOs da região, que anteriormente tinham se comprometido a combater o roubo de celulares,” disse Sebastian Cabello, diretor da GSMA Latin America, acrescentando: “As MNOs estão agindo proativamente de forma a atender às necessidades dos clientes, gerando transparência nos serviços prestados e mantendo a segurança de dados e informações”.

A GSMA está empenhada em trabalhar com as MNOs da América Latina e do mundo, adotando as seguintes medidas:

  • Envio de torpedos para relembrar aos clientes das tarifas cobradas quando em roaming, assim que estes chegarem em outro país e ligarem seus celulares;
  • Implementar um pacote com limite mensal de roaming para ajudar os clientes a controlar sua fatura de roaming, e enviar alertas quando se aproximar do limite no uso de dados; e
  • Suspender temporariamente o serviço de dados quando o cliente atingir o limite.

Todas as operadoras latino-americanas nacionais, pertecentes aos grupos acima citados concordaram em implementar essas medidas de transparência começando agora, com conclusão total até o final do primeiro semestre de 2013. A GSMA tem promovido a adoção de medidas de transparência de roaming entre seus membros, quase 800 operadoras de telefonia móvel ao redor do globo, dando seguimento ao lançamento da iniciativa em 21 de junho de 2012 (1).

O serviço de roaming na América Latina vem crescendo continuamente desde a redução nos custos de até 80% desde 2007 em alguns países, através da oferta de pacotes com planos de tarifas inovadoras e pela expansão destes servicos adicionais aos clientes de planos. Entretanto, a disponibilidade desse serviço de roaming ainda é restrita, por vários fatores, como por exemplo a dupla tributação, que pode aumentar em até 40% a conta final do usuário (2).

“O crescimento continuo do uso de dados na América Latina é decorrente do aumento de smartphones, tablets e nova geração de aparelhos; e nós continuaremos a trabalhar com as operadoras regionais para oferecer melhores servicos personalizados e transparentes, a seus clientes”, afirmou Delgado.

Notas para os editores

Em julho a GSMA Latin America anunciou o compromisso da maioria das MNOs da América Latina em colaborar com os governos regionais nas iniciativas relacionadas à redução do roubo de celulares e crimes correlatos. Essa iniciativa espontânea das MNOs GSM permitirá que as operadoras compartilhem informações de celulares roubados a fim de bloquear o sinal e tornar mais difícil o tráfico de aparelhos entre as regiões.

(1) Acesse o comunicado de imprensa.

(2) Relatório de AT Kearney sobre a disponibilização de roaming na América Latina e outros assuntos correlatos.

Sobre a GSMA

A GSMA representa as operadoras móveis em todo o mundo. Cobrindo 220 países e territórios, une cerca de 800 operadoras móveis e mais de 230 companhias que são parte do ecossistema móvel, incluindo provedores de terminais, empresas de software e equipamento, assim como organizações de setores como saúde, serviços financeiros, entretenimento, transporte e utilidades. A GSMA também produz eventos líderes da indústria como o Mobile World Congress e a Mobile Asia Expo.

Para mais informações, favor acessar o site da GSMA (www.gsma.com) ou o Mobile World Live, o portal online da indústria de comunicação móvel www.mobileworldlive.com.

GSMA Latin America é uma sucursal da GSMA. A orientação regional das políticas públicas é definida pelo Chief Regulatory Officers Group da América Latina (CROG Latin America) constituído por representantes de políticas públicas nível C dos 14 maiores grupos de operadoras na América Latina e no Caribe. Para mais informações, visite o site www.gsmala.com.