As operadoras móveis da Colômbia aderiram à Carta de Conectividade Humanitária da GSMA para trabalhar na resposta a desastres naturais

Claro, Telefónica Movistar e Tigo-Une se comprometeram junto com a Asomóvil a colaborar na preparação e na resposta diante de crises humanitárias como parte da campanha “Nós Ligamos Colômbia”.

01nosimportacolombiaBogotá: As operadoras móveis Claro, Telefónica Movistar e Tigo-Une, e a Associação da Indústria Móvel da Colômbia (Asomóvil) anunciaram hoje a assinatura da Carta de Conectividade Humanitária da GSMA, como parte da campanha “Nós Ligamos Colômbia”. O objetivo da Carta é fortalecer o acesso à comunicação e à informação pelas pessoas afetadas por crises, a fim de reduzir a perda de vidas e contribuir positivamente com a  resposta humanitária.

“A indústria móvel pode usar sua escala e alcance de forma positiva para contribuir com a prevenção a situações de desastre e para apoiar a resposta humanitária depois”, assegurou  Sebastián Cabello, diretor regional da GSMA para América Latina. “Nosso propósito como ecossistema móvel é contribuir para se alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, e esta iniciativa é essencial para apoiar as comunidades nos momentos em que mais necessitam”, completou.

A Carta de Conectividade Humanitária esboça princípios de compromissos compartilhados e uma série de ações de colaboração para demonstrar o apoio da indústria móvel às comunidades e outras partes envolvidas em situações de desastre. Os princípios da Carta são:

  • Melhorar a coordenação dentro e entre as operadoras móveis, durante e depois de um desastre
  • Escalar e padronizar as atividades de preparação e resposta em toda a indústria para permitir uma resposta mais previsível
  • Fortalecer as alianças entre a indústria móvel, os governos e o setor humanitário

02nosimportacolombiaO anúncio foi feito durante o evento SIMEX Colômbia 2016, organizado pela Unidade Nacional para Gerenciamento de Risco e Desastre (UNGRD) da Colômbia,  com a presença  do Office of U.S. Foreign Disaster Assistance (OFDA) da USAID, da Agência de Cooperação Japonesa (JICA), Agência Suíça para o Desenvolvimento e a Cooperação (COSUDE), Agência de Cooperação Espanhola (AECID), Organização Panamericana da Saúde (OPS), Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA), Federação  Internacional da Cruz Vermelha e o Crescente Vermelho (FICR), além de autoridades colombianas como Cruz Vermelha colombiana, Defesa Civil colombiana, Bombeiros, Exército,  Força Aérea e Polícia Nacional.

As operadoras móveis da Colômbia, a Asomóvil e a GSMA realizaram também um balanço dos resultados obtidos pela campanha “Nós Ligamos Colômbia” nos diferentes programas lançados no ano passado.

  • Desenvolvimento de infraestrutura móvel: Com o apoio do Ministério da Informação, Comunicações e Tecnologia da Colômbia (MinTIC), da Agência Nacional do Espectro (ANE), do Judiciário e da Procuradoria Geral da Nação, 254 pessoas foram treinadas em cinco cidades do país por 18 instrutores e foram entregues 400 cartilhas informativas. A campanha “MAIS ANTENAS, MAIS PROGRESSO” nas cidades de Cali e Cartagena, foi veiculada em diferentes meios de comunicação, como rádio, imprensa e TV regional, pontos de ônibus e página web da campanha. No total, foram 4.144 menções em rádio, 24 notícias na imprensa e 234 menções na televisão regional.
  • Proteção ao meio ambiente: A campanha “Se você não usa, recicle” foi lançada com o objetivo de sensibilizar a população para a importância da reciclagem de Resíduos de Aparelhos Elétricos e Eletrônicos (RAAE). Essa campanha informativa conseguiu levar sua mensagem a 7.978.737 de pessoas
  • Redução do roubo de celulares: Com a assinatura de convênio com a Polícia Nacional desde maio de 2015, as operadoras entregam à Polícia os últimos números de IMEI relatados na Base de Dados Operacional negativa, que são associados à linha que o usuário declara no portal da Polícia Nacional. Esta pode então notificar o escritório de fiscalização para que se converta em denúncia formal.
  • Resposta a desastres: As operadoras colocaram seus recursos à disposição para ajudar na divulgação da Simulação Nacional de Evacuação e da Simulação de Busca e Resgate realizadas pela Unidade Nacional de Gerenciamento de Risco e Desastres (UNGRD) da Colômbia. O resultado foi que 1,9 milhão de pessoas foram informadas, 145 comerciais foram veiculados em TV, 20 mil colaboradores foram informados pela intranet das operadoras, houve 121 envios diários a 4,4 milhões de seguidores nas redes sociais e 806 emissões do comercial em 110 Centros de Atendimento a Vítimas (CAV) em âmbito nacional.

03nosimportacolombiaA campanha Nós Ligamos da GSMA é uma iniciativa das operadoras móveis líderes da América Latina, que buscam assegurar que cada um de seus usuários possa desfrutar dos benefícios transformadores da tecnologia móvel em um ambiente seguro e confiável. Para alcançar esses objetivos, decidiram unir esforços como indústria e assumir em cada país da região uma série de compromissos nos quais o celular e as redes móveis podem oferecer soluções a problemas sociais. A campanha Nós Ligamos já foi lançada com diversas iniciativas na Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Honduras, México, Nicarágua e República Dominicana, e continuará sua expansão por toda a região.

A Carta de Conectividade Humanitária foi lançada durante o Mobile World Congress 2015 e já conta com mais de 100 operadoras móveis signatárias, que cobrem mais de 75 países.

Recursos