Operadoras móveis Claro, Movistar e Tigo lançam a campanha “Nós Ligamos Guatemala”, junto com a Cruz Vermelha Guatemalteca, para apoiar a população em situações de desastres

outubro 18, 2016

As empresas de telecomunicações assinaram um acordo de cooperação com a GSMA, a Cruz Vermelha Guatemalteca a e a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, para trabalhar em conjunto, disponibilizando os serviços de telecomunicações para a preparação e resposta a desastres.

00fotoguatemalaCidade da Guatemala: Claro, Movistar e Tigo firmaram um acordo de cooperação com a GSMA (associação global de todo o ecossistema móvel) e a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho para trabalhar em conjunto na utilização dos serviços móveis para preparação e resposta a desastres causados por fenômenos naturais por meio da campanha Nós Ligamos Guatemala.

A Guatemala é um dos poucos países onde três placas tectônicas convergem, e registra cerca de 288 vulcões e estruturas vulcânicas, dos quais 8 relataram atividade. Além disso, é um país altamente propenso aos impactos dos fenômenos do El Niño e La Niña, gerando consequências humanitárias em âmbito nacional.

“A colaboração entre a indústria móvel nacional e a Cruz Vermelha Guatemalteca é essencial para maximizar os benefícios que a tecnologia móvel pode representar na resposta a desastres”, disse Sebastián Cabello, diretor regional da GSMA para América Latina.

A campanha “Nós Ligamos Guatemala” implementada pelas três operadoras móveis nacionais e a Cruz Vermelha Guatemalteca será concentrada em uma iniciativa de preparação para a resposta a situações de emergência, catástrofes ou crises que irá considerar as seguintes etapas:

  • Estabelecimento de mesa de coordenação ou comissão entre as instituições governamentais responsáveis pela resposta a desastres, o setor privado e outras partes.
  • A criação de um protocolo para a priorização da rede móvel como uma necessidade pública em caso de emergência ou de crise.
  • Sensibilização e formação sobre o uso correto do telefone celular em caso de emergência.
  • Promoção da doação voluntária de sangue em situações de emergência e divulgação para a população dos lugares seguros ou abrigos criados para assistência.
  • Análise das melhores tecnologias para implementar uma resposta em situações de emergência.

Como parte desta campanha conjunta, Claro, Movistar e Tigo estão aderindo à Carta de Conectividade Humanitária da GSMA, cujos princípios estão empenhados em melhorar a coordenação entre as operadoras móveis, durante e depois de um desastre, e fortalecer as alianças entre a indústria móvel, os governos e o setor humanitário

A Federação Internacional e a GSMA consideram este acordo como uma confirmação do desejo de ambas as organizações para continuar trabalhando em cooperação com as Sociedades Nacionais, operadoras móveis e os governos para fornecer ajuda humanitária às pessoas necessitadas, onde e quando necessário.

“Nosso propósito como ecossistema móvel é conectar a todos e tudo para um futuro melhor, contribuindo para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas”, acrescentou o diretor da GSMA para América Latina. “Esta colaboração com a Federação Internacional expande a rede da Carta de Conectividade Humanitária da GSMA e da campanha Nós Ligamos, além de contribuir para a nossa iniciativa coletiva para o benefício dos cidadãos”.

francisco-evertsz“É importante obter esse tipo de alianças, já que os mais beneficiados são os guatemaltecos. De outra forma seria difícil realizar esses programas que são tão necessários para os guatemaltecos e suas famílias”, disse Lic. Francisco Evertsz C., gerente do Regulação e relações internacionais da Telefónica Móviles Guatemala.

“A criação de tais parcerias é essencial para contribuir e apoiar os guatemaltecos diante de uma possível emergência, considerando que a Guatemala é um país geograficamente localizado em uma área propensa a diferentes tipos de fenômenos naturais. É por esta razão que decidimos juntar esforços, já que estamos conscientes dos benefícios que podem ser alcançados por meio da implementação de mecanismos que permitam a comunicação e / ou restauração da mesma, em áreas afetadas por um desastre. A TIGO se compromete a ajudar a encontrar soluções que sejam mais eficientes do que as utilizadas hoje em situações de emergência “, disse Manuel Sisniega, diretor de assuntos corporativos da Tigo Guatemala.

cervantes“Para a Claro, como uma subsidiária da America Movil, gerenciar sustentabilidade eficaz e abrangente é parte do nosso compromisso, por isso, apoiamos esta aliança para colocar nossa plataforma de tecnologia móvel a serviço dos guatemaltecos e contribuir para uma melhor resposta na gestão de desastres em situações de emergência “, disse José Cervantes Rivera diretor de Recursos Humanos e Regulatórios da Claro para América Central.

A campanha Nós Ligamos da GSMA é uma iniciativa das operadoras móveis líderes da América Latina, que buscam assegurar que cada um de seus usuários possa desfrutar dos benefícios transformadores da tecnologia móvel em um ambiente seguro e confiável. Para fotoguatemalaalcançar esses objetivos, decidiram unir esforços como indústria e assumir em cada país da região uma série de compromissos nos quais o celular e as redes móveis podem oferecer soluções a problemas sociais. A campanha Nós Ligamos já foi lançada com diversas iniciativas na Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Honduras, México, Nicarágua e República Dominicana, e continuará sua expansão por toda a região.

A Carta de Conectividade Humanitária foi lançada durante o Mobile World Congress 2015 e já conta com mais de 105 operadoras móveis signatárias, que cobrem mais de 77 países.

 

Resources

Back
Subpages Events and Social links
 
Subpages right column – PT