Operadoras móveis de Honduras lançam a campanha “Nós Ligamos” dedicada à proteção dos usuários móveis

Claro, Hondutel e Tigo assinaram acordo de cooperação com a GSMA e a CONATEL para combater o roubo de celulares, promover a inclusão digital nas escolas e apoiar a Cruz Vermelha hondurenha

01 de fevereiro de 2016, Tegucigalpa: As operadoras móveis de Honduras e a GSMA ( associação global de todo o ecossistema móvel) anunciaram hoje o lançamento da campanha “Nós Ligamos Honduras”, que visa proporcionar um ambiente móvel mais seguro e confiável para todos os usuários móveis do país. Com o apoio da Comissão Nacional de Telecomunicações (CONATEL), Claro, Tigo e Hondutel irão trabalhar em conjunto para combater o roubo de dispositivos móveis, promover  a inclusão digital em instituições públicas de ensino e apoiar campanhas de sensibilização da Cruz Vermelha hondurenha sobre a segurança viária e a doação voluntária de sangue.

O mercado móvel de Honduras está crescendo de forma acelerada. O país já tem mais de 8 milhões de conexões móveis, e quase 30% delas são smartphones [1]. Por sua vez, espera-se que a implantação de 4G cresça rapidamente, passando de 88 mil ligações no final de 2015, para 1,4 milhões de conexões em 2020.

“O enorme crescimento na adoção e extensão do uso de serviços móveis faz com que estes possam ser uma ferramenta muito importante de comunicação, educação e interação com fins sociais”, disse Sebastiá Cabello, diretor da GSMA América Latina. A campanha”Nós Ligamos” Honduras parte do compromisso das operadoras móveis nacionais, deixando de lado a competição comercial, para unir esforços que podem proporcionar benefícios tangíveis aos usuários móveis hondurenhos”, completou Cabello.

O acordo de cooperação assinado hoje pelos mais altos representantes da Claro, Hondutel e Tigo, com a GSMA e a CONATEL como testemunhas de honra, compreende os seguintes pontos:

Redução do roubo de celulares

 
O roubo de telefones móveis é um dos crimes mais comuns em Honduras. Após o compromisso que as operadoras móveis assumiram em março de 2014 diante do presidente de Honduras Juan Orlando Hernández de conectar-se à base de dados IMEI (International Mobile Equipment Identity) global da GSMA [2], a CONATEL concordou hoje com a implementação do Sistema de Verificação de Dispositivos (IMEI Device Check) da GSMA, reforçando as medidas que estão sendo tomadas para combater o roubo de terminais e o tráfico de equipamentos entre países. O sistema permitirá que os usuários móveis de Honduras verifiquem em tempo real no website da CONATEL se um equipamento que estão comprando foi incluído na lista global de dispositivos móveis roubados. Esta lista negra ou base de dados IMEI da GSMA é atualizada diariamente com relatórios de mais de 100 operadoras globais, incluindo 45 operadoras de 16 países latinoamericanos.

Governo de Honduras

Inclusão digital

 
As operadoras móveis trabalharão com o Departamento de TICs da CONATEL e a  Secretaria de Educação, na estruturação e definição de um projeto para o desenvolvimento e implementação de uma plataforma de Conteúdo Digital Educacional para acesso dos estudantes do Sistema Nacional de Educação Pública. Isto irá promover a inclusão digital de alunos de instituições públicas de ensino públicas por meio do acesso a conteúdos virtuais estruturados e certificados de acordo com o currículo acadêmico aprovado no país.

Prevenção de acidentes viários e promoção da doação de sangue

 
As operadoras móveis nacionais lançarão uma campanha de comunicação e conscientização para apoiar as iniciativas da Cruz Vermelha hondurenha sobre “Conscientização e Prevenção de Acidentes de Trânsito” e “Promoção da Doação Voluntária de Sangue”. Por um lado, procura-se reduzir o número de vítimas através da promoção de uma cultura de respeito nas ruas e rodovias. Ao mesmo tempo, se vai trabalhar para aumentar a conscientização sobre a necessidade de disponibilidade de bancos de sangue para atender a demanda dos hospitais estatais  e prestar cuidados aos pacientes. As empresas apoiarão estas campanhas nacionais de sensibilização através de diferentes canais de divulgação para para ampliar o alcance das mensagens desenvolvidas pela Cruz Vermelha hondurenha.

Durante o evento de lançamento da iniciativa concretizada hoje, Froylán Ayón, gerente geral da Claro Honduras, disse: “Na Claro desejamos que ao trabalhar em equipe e muito comprometidos com o bem-estar de nossos usuários, consigamos que cada vez mais hondurenhos tenham acesso à tecnologia móvel em um ambiente seguro e confiável,  garantindo que em futuro próximo o roubo terminais seja coisa do passado. Além disso, que sejam promovidas diariamente mais atividades inovadoras de acompanhamento educacional e espaços de aprendizagem para nossos jovens. ”

“Para a Tigo é uma satisfação poder participar desta cooperação junto com as operadoras  e a GSMA, para melhorar a vida dos hondurenhos com iniciativas que apoiam a democratização do acesso à informação e a redução da exclusão digital”, disse Otto Pineda, Gerente Geral Tigo.

Por sua parte, Jesús Arturo Mejía Arita, gerente geral da Hondutel, disse: “estas iniciativas são de muita importância e complementam as ações que o Governo de Honduras está  implementando para conseguir um país mais seguro, cuja juventude tenha mais possibilidades de sucesso por meio de uma educação melhor. ”

Finalmente, o advogado Ebal Diaz, ministro especial da CONATEL completou: “Para o governo do presidente Juan Orlando Hernández a segurança é uma prioridade em todos os seus sentidos e muito importante a Inclusão Digital importante e a Proteção Social, de modo que as iniciativas que concretizamos hoje com instituições amigas são de grande importância para o desenvolvimento do nosso país. Honduras avança e continuaremos  rompendo tendências “.
A campanha Nós Ligamos da GSMA é uma iniciativa das operadoras móveis líderes da América Latina que procuram assegurar que cada um de seus usuários possa desfrutar dos benefícios transformadores da tecnologia móvel em um ambiente seguro e confiável. Para conseguir isso, tomou-se a decisão de unir esforços como indústria e assumir em cada país da região uma série de compromissos em que o  celular e as redes móveis possam  fornecer soluções a problemas sociais. A campanha Nós Ligamos  já foi lançada por meio de iniciativas na Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, México, Nicarágua, República Dominicana, e prosseguirá seu desdobramento por toda a região.

——
1. Dados da GSMA Intelligence para dezembro de 2015.
2. Para acessar as últimas informações sobre o roubo de celulares na América Latina e a base de dados IMEI da GSMA, visite http://www.gsma.com/latinamerica/pt-br/roubo-de-aparelhos-na-america-latina-a-base-de-dados-imei-da-gsma.