Nós Ligamos México: indústria móvel colabora para diminuir a desigualdade digital de gênero

AT&T no México, Telcel e Telefónica Movistar comprometem-se a trabalhar juntas pela igualdade de gênero e pelo empoderamento de meninas e mulheres com o apoio da GSMA e da ANATEL.

15 de maio de 2018, Cidade do México: A indústria móvel nacional lançou hoje uma nova iniciativa da campanha “Nós Ligamos México” focada na diminuição da desigualdade digital de gênero com o apoio da GSMA (associação global do ecossistema móvel) e da Associação Nacional de Telecomunicações do México (ANATEL). As operadoras móveis AT&T no México, Telcel e Telefónica Movistar trabalharão juntas pela igualdade de gênero e pelo empoderamento de meninas e mulheres, de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

Esta nova iniciativa da “Nós Ligamos” foi apresentada hoje durante o evento “Contribuições da indústria móvel para a agenda digital do México”, onde os executivos da indústria digital nacional apresentaram sua visão estratégica e recomendações de políticas para as equipes de TIC dos candidatos à presidência do México. O documento “O que deve incluir a política pública do próximo presidente para integrar plenamente o México à economia digital?”1 resume uma série de propostas de políticas para o próximo governo. Já a ANATEL,  em “Cidadãos e telecomunicações em transição para a Nova Economia Digital”, mostrou como como os cidadãos e a indústria devem acompanhar este processo.

“Estamos orgulhosos de trabalhar com toda a indústria móvel no México para tratar de uma questão tão fundamental como a igualdade de gênero”, disse Sebastián Cabello, diretor regional da GSMA para a América Latina. “A tecnologia móvel pode ter um impacto positivo nas mulheres, proporcionando-lhes melhor educação, ofertas de emprego e muitas oportunidades, conectando-as com recursos e serviços essenciais. É claro que quando as mulheres prosperam, o mesmo acontece com as sociedades, empresas e economias “, acrescentou.

A campanha Nós Ligamos México foi lançada pela primeira vez em fevereiro de 2015, com ações das operadoras móveis para combater o roubo de celulares, proteger crianças, apoiar cidadãos com deficiências e proteger o meio ambiente. Um ano depois, em maio de 2016, as operadoras lançaram iniciativas adicionais da campanha com foco na prevenção e assistência durante desastres naturais, e a implementação do número de emergência nacional 911.

Nesta nova iniciativa da campanha “Nós Ligamos”, as operadoras móveis no México se comprometeram a contribuir para o ODS5 (igualdade de gênero, e empoderar todas as mulheres e meninas) por meio das seguintes ações:

  • Estimular que mais jovens e meninas estudem e trabalhem em carreiras de ciência, tecnologia, engenharia e matemática.
  • Incorporar a Perspectiva de Gênero nos mais altos níveis de liderança do setor, promovendo o avanço profissional das mulheres no mundo corporativo.
  • Trazer a experiência da indústria móvel do México para o diálogo do Women 20 (W20) para acelerar o progresso global em diminuir a desigualdade de gênero digital.

Como líder temática da inclusão digital para o W20, a GSMA lidera o debate com foco na cúpula do G20 Argentina 2018, a ser realizada em Buenos Aires, entre 30 de novembro e 1º de dezembro de 2018. Esse trabalho envolverá a criação de fóruns de discussão com organizações internacionais e especialistas que ajudarão a redigir as recomendações do W20 e influenciar os grupos de decisão do G20 a adotar políticas sobre igualdade de gênero. Alcançar a igualdade por meio da inclusão digital é um dos quatro objetivos estratégicos do W20, juntamente com a inclusão trabalhista, financeira e o desenvolvimento rural.

“A tecnologia não distingue gênero, mas pode nos ajudar a construir sociedades mais igualitárias nas oportunidades que oferece às mulheres. A ANATEL está empenhada em promover a igualdade de gênero e a inclusão digital, e tudo será feito para posicionar esta questão no topo da agenda do governo que será eleito neste verão”, disse Gabriel Székely, diretor geral da ANATEL.

“Nosso objetivo nos países em que operamos é ser um catalisador para o desenvolvimento e inclusão, e por isso, há mais de 28 anos, temos trabalhado para diminuir a desigualdade digital por meio de serviços de vanguarda, como uma ferramenta para promover o desenvolvimento social e econômico. Na Telcel, estamos certos de que conectividade significa capacitação, e é por isso que celebramos a campanha “Nós Ligamos”, pois temos certeza de que a tecnologia será a melhor aliada para trabalhar pela igualdade de gênero “, disse Patricia Hevia, diretora comercial da Telcel.

“Para a AT&T, inclusão e diversidade são mais do que ideias. São o que somos e o que impulsiona nossa inovação. Estamos empenhados em continuar a empoderar mulheres e jovens para trabalhar e ter sucesso nos campos de STEM. Isso nos permitirá ajudar a combater a desigualdade digital no México. Temos a responsabilidade de desenvolver talentos, independentemente de gênero, raça ou religião, a fim de acelerar as economias e fornecer conectividade para as pessoas neste país”, disse Kelly King, CEO da AT&T no México.

 

“Estamos convencidos da contribuição das mulheres para o desenvolvimento de um país, principalmente por meio de sua participação em setores de inovação e tecnologia. É por isso que apoiamos programas que empoderem meninas e mulheres mexicanas, e que promovam sua inclusão e liderança, com igualdade de oportunidades, em nosso setor. Está no DNA da Telefónica ter mulheres na tomada de decisões da empresa, e no México queremos que sua participação continue aumentando, por isso incentivamos todas as iniciativas que convidam meninas e mulheres a se prepararem e estudarem cada vez mais em carreiras relacionadas à ciência e tecnologia “, disse Carlos Morales Paulín, CEO da Telefónica Movistar México.

No âmbito do compromisso da indústria móvel com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, a campanha “Nós Ligamos” da GSMA é uma iniciativa das principais operadoras móveis da América Latina que buscam garantir que cada um de seus usuários possa desfrutar dos benefícios transformadores da tecnologia móvel em um ambiente seguro e confiável. Para isso, decidiram unir forças como uma indústria e assumir em cada país da região uma série de compromissos nos quais celulares e redes móveis podem fornecer soluções para problemas sociais.

A campanha “Nós Ligamos” foi lançada na Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Peru e República Dominicana, e continuará por toda a região.

Recursos