Nós Ligamos Panamá: operadoras móveis se unem para trabalhar em resposta a desastres naturais e pela igualdade de gênero

Claro, Digicel e Telefónica Movistar apoiam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, com o lançamento da campanha Nós Ligamos, da GSMA.

10 de maio de 2018, Cidade do Panamá: A indústria móvel nacional lançou hoje a campanha “Nós Ligamos Panamá”, promovida pela GSMA (associação global de todo o ecossistema móvel) na América Latina para realizar ações locais que contribuam para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. As operadoras Claro, Digicel e Telefónica Movistar aderiram à Carta de Conectividade Humanitária da GSMA, voltada para a resposta a desastres naturais, e trabalharão juntas pela igualdade de gênero. O anúncio da campanha “Nós Ligamos Panamá” foi realizado hoje durante a GSMA Latin America Plenary Meeting #46, que reúne os CEOs, reguladores, especialistas e executivos do ecossistema digital e do setor de telecomunicações e as TICs da América Latina na Cidade do Panamá.

“Para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) é necessário aproveitar ao máximo o poder transformador da tecnologia móvel”, disse Sebastián Cabello, diretor regional da GSMA para a América Latina. “A indústria móvel está comprometida em alcançar os ODS e, por meio de iniciativas como a Nós Ligamos, as operadoras móveis no Panamá estão impactando positivamente os cidadãos em nível local, e ao mesmo tempo contribuindo para a ambiciosa agenda de 2030”, acrescentou.

Apoiando a resposta humanitária

Em apoio ao ODS 9 (Indústria, inovação e infraestrutura), 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) e 13 (Ação Climática), a Carta de Conectividade Humanitária da GSMA define princípios de compromissos compartilhados e uma série de ações colaborativas, que incluem:

  • Melhorar a coordenação dentro e entre as operadoras móveis antes, durante e depois de um desastre
  • Escalar e padronizar as atividades de toda a indústria para permitir uma resposta mais previsível
  • Fortalecer as parcerias entre a indústria móvel, os governos e o setor humanitário

Com este lançamento, a Claro, a Digicel e a Telefónica Movistar se juntam a 147 operadoras móveis de 106 países que já se comprometeram com a Carta.

Promovendo a igualdade de gênero

Na segunda iniciativa da campanha “Nós Ligamos Panamá”, as operadoras móveis se comprometeram a contribuir com o SDG5 (igualdade de gênero e capacitar todas as mulheres e meninas) por meio de:

  • Incorporar la Perspectiva de Género en los más altos niveles de liderazgo. Analizar internamente el llamado “techo de cristal” que varias veces limita el ascenso profesional de las mujeres en el mundo corporativo.
  • Difusión y promoción a través de redes sociales, sitios web y canales institucionales para concientizar sobre la necesidad de acabar con la Violencia contra las Mujeres.
  • Aportar la experiencia de la industria móvil de Panamá al diálogo del Women 20 (W20) para acelerar el avance global para cerrar la brecha de género digital.

Como líder do tema de inclusão digital para o W20, a GSMA está conduzindo o debate com vistas à Cúpula do G20 Argentina 2018, a ser realizada em Buenos Aires de 30 novembro a 1 dezembro de 2018. Esse trabalho envolverá a criação de fóruns de debates com organizações e especialistas internacionais que ajudarão a redigir as recomendações do W20 e exercerão influência sobre grupos com poder de tomada de decisão do G20, para que estes adotem políticas de igualdade de gênero. Alcançar a igualdade por meio da inclusão digital é um dos quatro objetivos estratégicos do W20, juntamente com a inclusão laboral, financeira e com o desenvolvimento rural.

“A Claro Panamá e o grupo América Móvil, juntamente com a Fundação Carlos Slim, estão apostando que, com acesso à tecnologia da informação, poderemos disponibilizar novas ferramentas, tais como as plataformas livres Aprende.org e Capacítate para el Empleo. Ambas podem ter um impacto positivo sobre as meninas e mulheres que as utilizam, contribuindo para o seu desenvolvimento profissional e acadêmico, permitindo-lhes participar ativamente no crescimento social e econômico”, disse Oscar Borda, Diretor Geral da Claro Panamá.

“O investimento recente em tecnologia LTE no Panamá permitirá o acesso à Internet em zonas rurais ou de difícil acesso, onde antes não havia uma conexão de Internet rápida. Isto terá um impacto sobre a redução da brecha digital, porque, à medida em que a brecha for reduzida, os habitantes e empresas terão maiores oportunidades de acesso às tecnologias da informação”, disse Santiago Gradin, Diretor Comercial da Digicel Panamá.

“Na Telefónica Movistar, estamos empenhados na iniciativa ‘Nós Ligamos Panamá’, pois entendemos que a conectividade e igualdade de gênero são pilares do desenvolvimento de um país. Nossa gestão empresarial responsável está alinhada com nossa estratégia de negócios, porque vivemos a sustentabilidade em nossas vidas diárias, conscientes de que fazendo as coisas corretamente, sendo responsáveis com o meio ambiente e com a sociedade é que construiremos o futuro da empresa. É por isso que trabalhamos com vários parceiros para educação e meio ambiente com programas emblemáticos como a reciclagem eletrônica por meio do ‘La Tierra te llama: Contesta’, a redução de emissões, a inclusão digital, levando serviços a zonas remotas, e o Programa Aula Digital do ProFuturo, por meio do qual levamos a educação digital a comunidades vulneráveis. E, neste contexto, trabalhamos com parceiros estratégicos em diferentes iniciativas”, disse Marcelo Mouzo, Gerente Geral da Telefónica Movistar Panamá.

No âmbito do compromisso da indústria móvel com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, a campanha “Nós Ligamos”, da GSMA, é uma iniciativa das operadoras móveis líderes na América Latina, que procuram garantir que cada um de seus usuários desfrute dos benefícios transformadores da tecnologia móvel, em um ambiente seguro e confiável. Para atingir esse objetivo, elas decidiram unir forças como indústria e assumir, em todos os países da região, uma série de compromissos, onde o celular e as redes móveis poderão oferecer soluções para os problemas sociais. A iniciativa foi lançada na Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Peru e República Dominicana, e vai continuar seu giro por toda a região.