Novo estudo da GSMA revela impacto na economia na América-Latina com o uso da faixa UHF baixa para os serviços móveis

Hoje, a GSMA e a Telecom Advisory Services lançaram um novo relatório sobre os benefícios sociais e econômicos da utilização da porção inferior da faixa de UHF ( 470-698MHz ) para os serviços móveis na América Latina.

O relatório revela como o aumento da cobertura de banda larga móvel contribui significativamente para o PIB, geração de empregos e contribuição fiscal na região.

info 2do DD engA fim de atender a demanda explosiva por dados móveis, precisamos identificar 600-800 MHz adicionais na Conferência Mundial de Radiocomunicações, em novembro de 2015, onde os governos do mundo todo se reunirão para decidir novas atribuições e identificações de faixas de frequência em âmbito internacional.

No entanto, as propostas atuais na CITEL identificam apenas 90MHz adicionais IMT. Este total não é suficiente para suportar o crescimento futuro da banda larga móvel na América Latina.

A parte inferior da faixa de UHF ou “segundo dividendo digital ” – o espectro que é liberado após migração da TV analógica para digital – representa uma oportunidade chave para a banda larga móvel. Essa faixa tem qualidades de cobertura ideal para áreas rurais e oferece uma capacidade extra.

Como o Dividendo Digital já foi atribuído aos serviços de telefonia móvel, bem como para a TV, em vários países da região, mostra-se que é possível que a faixa seja utilizada com sucesso por ambos os serviços.

Os resultados deste novo estudo mostram que os seguintes benefícios econômicos como resultado direto do uso da faixa 470-698MHz para os serviços de banda larga móvel na América Latina:

  • contribuição direta e indireta para o PIB de até US $ 49 bilhões;
  • criação de mais de 47.000 novos postos de trabalho, direta ou indiretamente;
  • contribuição fiscal adicional de mais de US $ 2,8 bilhões;
  • implantação e operação otimizadas de novas redes, resultando em uma redução do investimento de capital de US $ 897 millones em comparação com a implantação de infraestrutura em faixas de frequências mais alta , ao mesmo tempo alcançando uma melhor cobertura;
  • Excedente economomico de US $ 3,8 bilhões.