O futuro do 5G na região foi o grande tema do Mobile 360 – Latin America

Com a presença de 1500 executivos, autoridades e analistas de mais de 40 países, a quinta edição do Mobile 360 – Latin America foi realizada de 4 a 6 de junho, pela segunda vez na Cidade do México. O foco do encontro consistiu em analisar como a América Latina pode adotar as mais recentes inovações e, ao mesmo tempo, melhorar e expandir o uso de tecnologias existentes para acelerar a transformação digital das empresas e das sociedades.

“O 5G, é claro, trará melhor experiência de entretenimento, mas também avanços na luta contra a demência, a solidão e outros problemas relacionados à saúde mental, bem como na educação e capacitação”, disse Mats Granryd, diretor Geral da GSMA, na abertura do evento. “Quando combinamos 5G com inteligência artificial, Internet das Coisas e Big Data, as possibilidades de conectividade inteligente são realmente ilimitadas. No entanto, para tornar essa conectividade uma realidade, precisamos de um marco regulatório adequado para a era digital”, alertou.

O executivo mencionou quatro pontos -chave que devem ser considerados nesse contexto: liberação oportuna do espectro sob as condições certas; aprovação da consolidação para impulsionar os investimentos, mantendo uma concorrência efetiva; regras equivalentes para os fornecedores de serviços digitais – isto é, condições equitativas para as operadoras e as empresas de Internet; e políticas internacionais harmonizadas sobre privacidade e proteção de dados.

A conferência inaugural, apresentada por Javier Piñeiro, diretor para América Latina da GSMA, também contou com apresentações importantes de Javier Jiménez Espriú, secretário de Comunicações e Transporte do México; Carlos Slim Domit, presidente do Conselho da América Móvil; e Gabriel Contreras, comissário presidente do Instituto Federal de Telecomunicações (IFT). Além disso, Carlos Morales Paulin, CEO da Telefónica México, e Eduardo Gutiérrez, presidente da IBM México, participaram de um painel sobre como conectar a América Latina de maneira inteligente, moderado por Laxmi Akkaraju, diretora de Estratégia da GSMA.

As sessões de debate continuaram durante toda a terça-feira, 4, com temas como o impacto das redes do futuro, descobrindo o potencial da inteligência artificial e da Internet das Coisas e os desafios regulatórios para a chegada do 5G.

Lucas Gallitto, Public Policy Director, GSMA Latin America

O 5G será, em breve, uma realidade global, mas, na América Latina, ainda existem barreiras regulatórias a serem derrubadas”, disse Lucas Gallitto, diretor de Políticas Públicas da GSMA. “A digitalização traz grandes benefícios econômicos, sociais, de inclusão e crescimento, e é por isso que é fundamental que as agendas presidenciais levem em conta as principais questões políticas para um país digital”, acrescentou, antes de iniciar as discussões do painel, protagonizado por representantes regulatórios da Anatel Brasil, Altán Redes, América Móvil, American Tower, AT & T, IFT, Ericsson, Telefônica, SBA Communications e da Secretaria de Comunicações e Transportes do México.

Na quarta-feira, 5, a principal conferência foi dedicada ao poder dos dados e automação, como construir confiança na economia digital e como aumentar a agilidade dos negócios em meio à transformação digital. Entre os palestrantes, vale destacar a participação de representantes da AT&T, Cisco, Ericsson, Facebook, Google, Korea Telecom, Nokia, Telecom Argentina, entre outros.

O Mobile 360 – Latin America também ofereceu um programa variado de workshops, reuniões e atividades especiais, entre as quais a reunião do Latin America Strategy & Innovation Forum e uma mesa redonda sobre diversidade de gênero no setor de tecnologia. Também se destacou, pela segunda vez em uma conferência Mobile 360 Series, a Zona de Startups 4YFN (Four Years From Now), onde foram exibidas soluções de startups locais. Napify, um aplicativo mexicano que recompensa os motoristas por não usarem o celular durante a condução, venceu a Competição de Pitchs e conquistou um lugar no 4YFN, no MWC Los Angeles.

No terceiro e último dia, 6, foi realizada uma reunião sobre modelos de sucesso para a implantação de infraestrutura na região, organizada pela Associação Nacional de Telecomunicações (ANATEL) e uma cúpula de empresas de Internet das Coisas, a cargo do BID Invest, braço para o setor privado do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Além disso, foi realizado o Plenário 48, no qual os quatro Grupos de Trabalho da GSMA Latin America se reuniram: Regulatory (REGU), Technical and Terminals (TECT), Security and Fraud (SEGF) e Wholesale Agreements and Solutions (WASL).