Operadoras móveis anunciaram os avanços nos compromissos da campanha “Nós Ligamos México” e lançaram novas iniciativas

AT&T, Telcel e Telefónica Movistar ratificaram os princípios de colaboração com a campanha coordenada pela GSMA e ANATEL para proteger os usuários móveis, com o apoio do Instituto Federal de Telecomunicações

As operadoras móveis do México e a GSMA, associação global do ecossistema móvel, após pouco mais de um ano do primeiro lançamento da campanha Nós ligamos México, fizeram um resumo dos resultados obtidos nos diferentes programas:

  • Redução de roubo de celulares: O roubo de celulares se mantém como o delito mais frequente no México: em 2015 foram 609.547 ocorrências de celulares roubados ou extraviados, um acréscimo de 37,8% em relação a 2014. No âmbito da campanha Nós Ligamos México implementou-se o Sistema de Verificação de Dispositivos Roubados da GSMA, mediante o qual os usuários têm conseguido verificar, no site do IFT (Instituto Federal de Telecomunicações), se o seu terminal está incluído na lista global de celulares roubados. Entre maio de 2015 e março de 2016 foram registradas mais de 816 mil consultas. As consultas cresceram de um pouco mais de 10 mil ao mês no início para 101 mil durante março de 2016
  • Promoção dos direitos das crianças: As operadoras móveis do México colaboram com o Conselho Cidadão da Cidade do México para ajudar a proteger as crianças, facilitando o acesso a informações importantes e oferecendo a possibilidade de denunciar e receber orientação das autoridades responsáveis. Com esse objetivo, implementou-se a ligação gratuita para a linha de ajuda *5533. O Conselho já recebeu 5.389 ligações de denúncia sobre bullying, e somente em 2015 recebeu 673; além disso, no ano de 2015 houve 396 ligações por maus-tratos em crianças e casos de tráfico de pessoas envolvendo crianças.
  • Apoio aos cidadãos com deficiência: A ANATEL (Associação Nacional de Telecomunicações do México) e as operadoras móveis assinaram um Convênio com o Fórum de Fabricantes de Telefones Móveis (MMF) que facilita o acesso no seu website ao sistema da Iniciativa Global de Informação sobre Acessibilidade, onde o usuário pode consultar e identificar os celulares disponíveis na sua região que incluam as funções necessárias para as pessoas com algum tipo de deficiência. O IFT se uniu ao programa e lançou o Catálogo de Dispositivos Móveis Acessíveis. Por sua vez, prosseguem os trabalhos das operadoras móveis para que nas principais centrais de atendimento ao cliente, e particularmente nos seus sites e por meios eletrônicos, esteja disponível a informação necessária e haja pessoal capacitado para atender às pessoas que precisem de apoio para contratar os serviços.
  • Proteção ao meio ambiente: Entre 2013 e o final de 2015, o Programa Verde e a campanha “Dê um novo propósito a seu velho celular” conseguiu reciclar mais de 1,8 milhão de telefones celulares e 558 toneladas de acessórios (baterias, carregadores e outros). Para continuar aprofundando esse esforço, será lançado o primeiro aplicativo móvel gratuito para que os usuários possam localizar as 479 urnas das operadoras móveis e de alguns dos fabricantes de equipamentos distribuídos pelo país.

photo-wc_mx2-01O anúncio foi realizado no dia 3 de maio no Centro de Investigación y Docencia Económicas (CIDE), com a presença de Gabriel Contreras, presidente do IFT, Sebastián Cabello, responsável pela GSMA para a América Latina, Enrique Leiva, presidente da ANATEL, Judith Mariscal, diretora do Programa Telecom-CIDE e Gabriel Székely, diretor geral da ANATEL.

 

 

A campanha “Nós Ligamos México” da GSMA foi lançada em fevereiro de 2015. Agora, as empresas AT&T, Movistar e Telcel agrupadas na Associação Nacional de Telecomunicações do México anunciaram novos programas:

Prevenção e atenção durante desastres naturais

 

O México é um país que sofre a cada ano impactos de ciclones e furacões, tanto no Oceano Pacífico como no Mar do Caribe e na costa do Atlântico. Além disso, as enormes cadeias montanhosas que atravessam seu território registram dezenas de movimentos telúricos. Para a prevenção dos impactos desses eventos, as operadoras móveis trabalham em coordenação com as autoridades para:

  • Colaborar com as autoridades competentes para empreender ações preventivas que diminuam os efeitos perturbadores dos fenômenos naturais sobre os usuários de telefonia móvel. E fortalecer a coordenação nas etapas de prevenção, atenção e recuperação dos afetados com o propósito de salvar vidas, reduzir riscos e oferecer uma resposta efetiva à população. Com esse objetivo, há uma previsão de se estabelecer os procedimentos do setor da telefonia móvel para dar prioridade às comunicações e mensagens em situações de emergência ou desastre nas etapas mencionadas
  • Homologar as mensagens das empresas durante as emergências para posicionar a hashtag #NósLigamosMéxico como referência que sirva de guia eficaz à população.
  • Oferecer às autoridades federais a reprodução nas páginas web da Anatel e das empresas, o link com a lista que permita a localização dos albergues disponíveis durante os fenômenos naturais.

Implementação do número nacional de emergência 911

 

photo-wc_mx2-03As Diretrizes de Colaboração em Matéria de Segurança e Justiça estabelecem que as empresas de telecomunicações e as entidades governamentais trabalharão em conjunto para unificar e simplificar as comunicações dos usuários em situações de emergência. Diversos números de corporações policiais, bombeiros, Cruz Vermelha, assistência nas rodovias e outros similares convergem, a partir de agora, para um só número, o 911.

O setor da telefonia móvel trabalha em conjunto com as autoridades de segurança para implementar o número nacional de emergência 911. A iniciativa será realizada com o Secretariado Executivo do Sistema Nacional de Segurança Pública (SESNSP) e o IFT, e espera-se que logo esteja em operação o 911 em terminais móveis. As páginas web da ANATEL e das operadoras móveis oferecerão ampla informação sobre o avanço nos trabalhos conjuntos e a implementação em toda a República.

Gabriel Contreras, Comisionado Presidente del IFT

Resources