Plenária GSMA LA 37: A Banda Larga Móvel como fator fundamental para o desenvolvimento econômico e social latinoamericano

O seminário “Desenvolvimento da Banda Larga Móvel – Agora e no futuro” inaugurou a 37ª. Reunião Plenária da GSMA América Latina, destacando que o acesso à Internet Móvel é um marco para acabar definitivamente com a brecha digital na região, que supera 630 milhões de conexões.

O primeiro palestrante da jornada, John Giusti, Head de Espectro da GSMA, reafirmou a posição – que é uma parte central do trabalho da Associação – a favor de harmonizar as bandas usadas para serviços de Banda Larga Móvel, o que ajuda a reduzir os custos de dispositivos em até 50% para os consumidores, ao mesmo tempo que facilita a implementação das redes. “O crescimento que emprega infraestrutura fixa é limitado, por isso a Banda Larga Móvel será crítica para a universalização dos serviços, convertendo-se na plataforma principal para serviços de Internet de alta velocidade para a maioria dos latinoamericanos que atualmente estão desconectados”, explicou.

Em seguida, o Diretor da GSMA para América Latina, Sebastián Cabello, descreveu alguns dos resultados do Observatório Móvel da América Latina. “O mercado móvel da região gera em torno de 175 bilhões de dólares, ou 3,6% do PIB regional. A divisão do espectro para a Banda Larga Móvel, num curto prazo, ajudará a melhorar ainda mais a cobertura e, ao conectar os desconectados, vai acelerar os índices de inclusão, impactando significativamente o crescimento econômico”.

Edwin Fernando Rojas, Líder da Secretaria pelo Diálogo Regional da Banda Larga da CEPAL, ressaltou a necessidade de diminuir o impacto dos custos do tráfego de dados internacional nas tarifas da Banda Larga para promover a criação e armazenamento de conteúdo local, incrementando o intercâmbio de tráfego de dados na região.

O Seminário apresentou Sergio Scarabino, chefe do Escritório de Área para o Cone Sul da União Internacional de Telecomunicações (UIT), que considerou necessário atribuir fundos adicionais de espectro para os serviços móveis e identificar frequências de banda adicionais. Alex Milo Caraza, Comisionado da Comissão Federal de Telecomunicações do México (COFETEL), concordou e sinalizou a oportunidade que significa o apagão analógico para aproveitar o lançamento da banda de 700 Mhz.

Por parte do Governo do Chile, esteve presente Oliver Flögel, Secretário Executivo de Desenvolvimento Digital, que explicou as diversas iniciativas que têm sido feitas para proporcionar o desenvolvimento e a inclusão digital num curto prazo: Desenvolvimento de Infraestrutura, fornecimento de dispositivos, massificação e subsídeo à demanda e desenvolvimento de aplicações para produtividade. “A penetração total da Internet (Fixa + Móvel) no Chile chega a 29%, implusionada principalmente pelas conexões móveis, que aumentaram 886% desde junho de 2009”, disse ele.

Na primeira jornada da conferência regional, também expôs Dr. Jack Rowley, especialista em questões de Saúde da GSMA, que demonstrou a falta de evidência de efeitos negativos sobre a exposição a campos eletromagnéticos de estações base de telefonia móvel: “Considerando os baixos níveis de exposição e os resultados das investigações coletados até o momento, não há evidência científica convincente que os fracos sinais de radiofrequência e redes sem fio causen efeitos nocivos para a saúde”. Entre outros especialistas no campo de efeitos das radiações não ionizantes sobre a saúde, estiveram Renato Sabatini, Biomédico do Instituto Brasileiro Edume, e Aderbal Bonturi, do Mobile Manufacture Forum, que deram sustentação científica a algumas das preocupações apresentadas pelo Presidente da ATELMO, Guillermo Pickering, sobre a proposta Lei de Antenas que o Congresso do Chile está próximo de aprovar.

Sobre a 37ª Reunião Plenária da GSMA América Latina

A 37a. Reunião Plenária da GSMA América Latina teve a participação das cinco operadoras de celulares no Chile: Claro, Entel, Movistar, Nextel e VTR – como anfitriões do evento, juntamente com a Associação de Telefonia Móvel do Chile (Atelmo). Foram 3 dias de atividades que incluem Seminários sobre Negócios em Telefonia Móvel, Políticas Públicas, e reuniões com os quatro Grupos de Trabalho da GSMA LA: Fatoração e Roaming (BARG), Regulatório (REGF), Técnico e Terminais (TECT) e Segurança e Fraude (SEGF).

Imagens: Veja galeria de fotos dos Seminarios da Políticas Públicas