Reunião do SEGF na Argentina: A colaboração do ecossistema móvel ante a ameaça dos ciberataques

segflatam2015Mais de 60 executivos das áreas de segurança e fraude de operadoras móveis de 15 países da América Latina participaram da reunião do Grupo de Trabalho Segurança e Fraude (SEGF) da GSMA Latin America. A reunião do SEGF realizou-se nos dias 17 e 18 de novembro em Buenos Aires, Argentina, e serviu como ponto de encontro da indústria móvel com especialistas internacionais e representantes de empresas do ecossistema móvel.

A GSMA desempenha um papel fundamental na América Latina para coordenar a resposta, iniciativas e estratégia integral da indústria com relação aos incidentes de segurança. Por meio do SEGF, consegue-se a cooperação das distintas partes interessadas do ecossistema móvel, como as operadoras móveis, fabricantes de dispositivos e fornecedores de infraestrutura, a fim de garantir uma resposta oportuna e apropriada às ameaças que afetam os serviços, redes ou dispositivos.

Dentre as principais ameaças de segurança que a indústria móvel enfrenta hoje, podem-se mencionar o Malware, a potencial vulnerabilidade do SS7, os ciberataques, o spam e o phishing.

“É fundamental desenvolver em conjunto uma capacidade para alertar de forma preditiva e estratégica sobre possíveis ciberameaças, assim como responder oportunamente a elas para mitigar seu impacto”, assegurou Lucas Gallitto, Technology & Policy Advisor da GSMA Latin America, e coordenador do grupo SEGF.

A agenda de debate do SEGF também incluiu temas como:

  • Detecção de Malware e serviços OTT usando ferramentas integradas
  • Segurança de TI: Hacking ético e cibersegurança
  • Cibersegurança do ponto de vista policial e sua conexão com a indústria móvel
  • Atualizações do trabalho desenvolvido pelo ITU-T em matéria de fraude e segurança
  • Melhores práticas globais

O encontro regional contou com a Syniverse como patrocinadora principal e realizou-se nos escritórios da Telecom Personal.

Essa reunião do SEGF em Buenos Aires foi a segunda do ano para o grupo de trabalho que reune os especialistas regionais e internacionais de segurança e fraude. A GSMA conta com quatro grupos de trabalho, liderados por executivos de suas empresas associadas.