A transformação do mundo digital e as redes do futuro foram discutidas em Bogotá durante o Mobile 360 Latin America

“A tecnologia móvel está transformando as indústrias na chamada 4ª revolução industrial, promovendo o crescimento econômico, a inovação e a criação de novas oportunidades de negócios em toda a América Latina”, afirmou Michael O’Hara, Chief Marketing Officer da GSMA, em seu discurso de abertura no Mobile 360 – América Latina. O encontro regional reuniu de 31 de outubro a 2 de novembro, em Bogotá, os líderes do ecossistema digital latinoamericano e global, com mais de 800 participantes de 32 países, dos quais 43% eram C-level, diretores ou gerentes seniores.

A primeira apresentação de destaque do evento ficou a cargo de Mauricio Ramos, CEO da Millicom, que analisou o estado da indústria móvel regional e suas necessidades futuras. “Na economia digital, os principais ativos de produção são os bits e, para que estes sejam úteis, precisam viajar por meio de redes de alta velocidade. Os latinoamericanos não poderão desfrutar dos benefícios da economia digital sem um ambiente que incentive o investimento e a construção das rodovias digitais que precisamos”, assegurou o CEO da Millicom.

Sebastián Cabello, diretor regional da GSMA para a América Latina, moderou um painel de debate com Luis Malvido, diretor executivo da Telefónica Hispanoamérica, Paulo Cesar Teixeira, CEO da Claro Brasil e Jorge Castellanos, presidente da ETB. Durante o painel, Malvido assegurou que os dados são a nova matéria-prima e “o desafio consiste em criar novos modelos de exploração e financeiros para desenvolver as novas redes”. Na opinião dele, isso só poderá ser alcançado se as operadoras colaborarem entre si e com os governos.

Internet das Coisas e 5G, o futuro da indústria móvel

A cobertura 5G na América Latina começará a expandir-se rapidamente até metade da próxima década para cobrir 50% da população até 2025, prognosticou a GSMA Intelligence no relatório Economia Móvel América Latina 2017, lançado durante o evento. As operadoras latinoamericanas aspiram a liderança em 5G e este foi um dos principais temas de debate no Mobile 360 Latin America.

Nesse sentido, Marcelo Cataldo, presidente da TigoUne, admitiu que os lançamentos comerciais do 5G ainda estão “muito longe”, porém a tecnologia ocupa uma posição proeminente nos planos de sua empresa e estão planejando iniciar testes 5G nas próximas semanas para começar a analisar os desafios que enfrentarão quando tiverem que evoluir sua rede.

A Internet das Coisas também foi um dos tópicos-chave do evento, que teve um painel sobre “IoT Móvel e seus casos de uso” com executivos da Frost & Sullivan, Azlogica, HP Enterprise, Nokia, Telefónica e Claro Colombia. “Na IoT, o papel das operadoras móveis vai além da conectividade e estamos focados em ter presença em toda a cadeia de valor como facilitadores do ecossistema”, explicou Flor Tolosa, Chief Development IoT/M2M e Big Data & Advertising da Telefónica Colombia.

Mas para tornar este futuro do 5G e da Internet das Coisas uma realidade na região, é necessário ter um espectro harmonizado e em condições razoáveis; e esse foi o foco do Fórum de Espectro e Políticas Públicas, que contou com apresentações de Martha Suárez, diretora da Agência Nacional do Espectro da Colômbia; Santiago Pardo, vice-presidente de Assuntos Regulatórios da América Móvil; Alejandro Quiroga López, diretor de assuntos jurídicos e regulatórios da Telecom Argentina; Franklin Merchan Calderon, presidente do PCCII da CITEL, e José Luis Ayala, diretor de Indústria e Relações Governamentais da Ericsson para a América Latina

A contribuição do ecossistema móvel para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Daniel Quintero, vice-ministro das TIC da Colômbia, disse durante o evento que as novas tecnologias são a chave para ampliar os benefícios sociais em toda a América Latina e alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da  ONU. A sessão sobre como concretizar os ODS na América Latina contou com uma conversa entre Rachel Samrén, vice-presidente do Departamento de Assuntos Externos da Millicom, e Marcelo Ber, ponto focal sobre Direitos da Criança e Negócios para a América Latina da UNICEF, em que discutiram como a tecnologia está ajudando a proteger os direitos das crianças online. O Mobile 360 Latin America também contou com um seminário dedicado à contribuição do ecossistema móvel aos ODS com apresentações dos gerentes de responsabilidade social da TigoUne, da Telefónica Movistar Colombia e da Claro Colombia, e da participação de especialistas da Cruz Vermelha, Grupo Pole Sul, UNICEF, Google, Belmont e World Remit, entre outros.

Reunião dos Grupos de Trabalho de especialistas da indústria móvel

Durante o Mobile 360 Latin America, realizaram-se as reuniões dos quatro Grupos de Trabalho da GSMA América Latina, liderados por especialistas de operadoras móveis regionais: Regulatório (REGU), Segurança e Fraude (SEGF), Técnico e Terminais (TECT) e Grupo Latam de Contratos e Soluções de Atacado (WASL). Os participantes analisaram, discutiram e trocaram ideias sobre boas práticas dos diversos aspectos técnicos, regulatórios e comerciais da indústria.

Recursos