Mobile Industry Supporting Digital Inclusion for Women

O que é o W20 (Women20)?

O Women 20 é uma rede transnacional que reúne mulheres líderes da sociedade civil, negócios, empreendimentos e think tanks. O objetivo principal do W20 é influenciar a agenda dos órgãos de decisão do G20, com o objetivo de impactar as políticas públicas e aumentar a participação das mulheres na economia e sociedade de seus países.

Criar sociedades mais inclusivas implica melhorar a qualidade de vida das mulheres e, fundamentalmente, garantir o seu acesso ao mercado de trabalho, educação de qualidade, serviços de saúde e participação na política.

Tendo a Argentina como o primeiro país da América do Sul a presidir o G20, grupo que engloba as vinte economias mais importantes do mundo, o W20 ganha uma nova força dentro dos grupos de engajamento. Liderado por Susana Balbo, o W20 busca dar continuidade ao suporte e desenvolvimento dos principais tópicos abordados pelas suas presidentes anteriores.

Qual é o papel da GSMA no W20?

Como parte do seu trabalho dentro do grupo W20 (Women20), a GSMA apoiou uma série de recomendações para promover a inclusão digital de mulheres a serem apresentadas aos estados membros do G20 ainda este ano. A GSMA é Topic Chair do tema Inclusão Digital no W20, que está assessorando o G20 em questões de igualdade de gênero e empoderamento econômico das mulheres, apoiando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), particularmente o ODS #5 (Igualdade de Gênero). É o papel da GSMA fortalecer os processos de diálogo entre os delegados e ajudar a garantir o impacto da cúpula dos líderes.

Por que a GSMA foi convocada para liderar a conversa sobre inclusão digital?

A GSMA está comprometida com o apoio ao aumento da inclusão digital e inclusão financeira das mulheres, refletindo o fato de que o celular é a principal forma usada pelas pessoas para acessar a internet em muitas partes do mundo. Contudo, de acordo com uma recente pesquisa realizada pela GSMA, as mulheres em países de baixa e média renda são 26% menos propensas do que os homens a usar a internet móvel.

Como parte da iniciativa Mulheres Conectadas da GSMA, 36 operadoras móveis na África, Ásia e América Latina fizeram 51 compromissos formais para reduzir a exclusão de gênero em sua base de clientes de dinheiro móvel ou internet móvel, impulsionando um esforço para acelerar a inclusão digital e financeira das mulheres. Até o momento, o programa Mulheres Conectadas e suas operadoras móveis associadas forneceram serviços de melhoria de vida para mais de 22 milhões de mulheres.

Além do programa Mulheres Conectadas e sua participação no W20, a GSMA também apoia os esforços para acelerar a inclusão digital e financeira das mulheres por meio de sua participação no W20; a iniciativa EQUALS o programa Mulheres Conectadas da GSMA; Women4Tech; the Nos Ligamos na América Latina; e a campanha #BetterFuture.