CRT 2014: colaboração e diálogo público-privado para estimular a inversão

Mais de 300 representantes de alto nível do setor de telecomunicações da América Latina se reuniram no Panamá para a segunda edição do Congresso Regional de Telecomunicações, organizado pela GSMA LA, AHCIET, CAF e ASEP.

Durante o CRT2014, na terça-feira (19), realizou-se a reunião do Grupo de Trabalho Regulatório (REGU), que contou com representantes de 18 operadoras nacionais de 14 países para discutir as mais relevantes questões de regulação da indústria móvel de nossa região.

Na quarta-feira 20, a sessão plenária contou com apresentações principais CRT2014 Zelmar Rodríguez Crespo, Gerente Geral ASEP, Randall Treviño, Escritório Regional Senior Advisor da UIT para as Américas, e Allan Ruiz, Vice-Ministro da Ciência, Tecnologia e Telecomunicações da Costa Rica, entre outros.

crt2014 2“Para que os benefícios socioeconômicos gerados pela indústria móvel sejam sustentáveis, é preciso conseguir mais consenso na formação de políticas públicas. Do lado das operadoras, o foco é dar mais ferramentas aos usuários e maximizar as inversões em novas redes e serviços. Do lado do setor público, é preciso uma regulamentação mais baseada em incentivos e que compreenda os desafios futuros do setor”, destacou Sebastián Cabello, diretor da GSMA para América Latina, durante um painel de debate que incluiu as presenças de Raúl Perez Reyes, vice-ministro de Comunicações do Perú, Adrean Rothkopf, da Millicom, José Juan Haro, da Telefônica e José Ayala, da Ericsson.

Sustentabilidade da Indústria Móvel

crt2014 3Por sua vez, a GSMA LA organizou, na quinta-feira (21), um Seminário sobre a Sustentabilidade da Indústria Móvel com apresentações de destaque sobre a Proteção Online às Crianças e Lixo Eletrônico. Durante o Seminário, anunciou-se a colaboração entre a GSMA e a UNICEF na Proteção Infantil Online na América Latina e Caribe com intervenções de Sebastián Cabello, diretor da GSMA para América Latina, Marcelo Ber, ponto focal da RSE e crianças da América Latina e Caribe da UNICEF, e Alma Jenkins, representante adjunta da UNICEF Panamá. Adrean Rothkopf, vice-presidente de Relações Governamentais da Millicom para a América Latina, apresentou experiências e iniciativas da empresa para proteção online às crianças.

Quanto ao Lixo Eletrônico, apresentou-se o estudo eWaste na América Latina da GSMA LA e foram realizadas apresentações de Federico Magalini, research associate da Universidade das Nações Unidas, e Daniela Torres Espinosa, gerente de Green TIC e Meio Ambiente no Grupo Telefônica em todo o mundo.

Seminário da SCT do México

crt2014 4No fechamento do evento, realizou-se o workshop da Secretaria de Comunicações e Transporte (SCT) do México, com o título “Rumo à cobertura universal e à democratização dos serviços de telecomunicações e radiodifusão”. O seminário contou com apresentações de José Ignacio Peralta, subsecretário de Comunicações do México, Luis Fernando Peláez Espinosa, do Instituto Federal de telecomunicações (IFT) e Mónica Aspe Bernal, coordenadora da Sociedade da Informação e o Conhecimento.

O CRT2014 contou com a colaboração da União Internacional de Telecomunicações (UIT), o Registro de Endereços da Internet para a América Latina e Caribe (LACNIC), Internet Society (ISOC) e a Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN).

Resources