Cidades colombianas com mais estações radiobase recebem menos emissões eletromagnéticas

Exposição da população aos sinais móveis são mais baixos em áreas com maior densidade de antenas, aponta estudo que mediu sinais de 11,5 milhões de estações radiobase em toda a Colômbia.

A Agência Nacional de Espectro (ANE) da Colômbia analisou por um ano as medições de campos eletromagnéticos de rádio-frequência (RF EMF, na sigla em inglês) nas cidades de Bogotá, Medellin, Cali e Ibague para verificar se os equipamentos das operadoras móveis cumprem as normas nacionais de segurança.

“Foi descoberto que, em cidades como Medellin, onde a implantação de infraestrutura de telecomunicações é crescente, os níveis dos campos eletromagnéticos medidos são menores do que em cidades com nível menor de implantação de infraestrutura, como é o caso de Bogotá e Cali”, relatou o Ministério de Tecnologia da Informação e Comunicação da Colômbia (MINTIC).

O estudo descobriu que, em 2013, o nível médio de RF EMF de redes móveis foi de 1,8 % do padrão – 55 vezes menor do que o limite de segurança da Colômbia.

As medições foram feitas em estações de radiodifusão, telefonia móvel e outros serviços de telecomunicações em todas as regiões do país.

Segundo o diretor da ANE, Oscar Giovanni León Suárez, os resultados demonstram que quanto mais antenas existem em uma área, menor a intensidade dos campos eletromagnéticos.

“Isso se deve ao fato de que o uso de energia pelo equipamento deve diminuir quando há mais infraestrutura”, disse Suarez .

O diretor sênior de Pesquisa e Sustentabilidade da GSMA, Dr. Jack Rowley, concordou e disse que os resultados evidenciaram um equívoco comum: quanto mais próximas as torres de telefonia estão dos usuários, mais elevados são os níveis de exposição.

“Estações radiobase móveis são projetadas para operar nos níveis de energia mais baixos necessários para fazer conexões de qualidade, dependendo do número de chamadas com que estão lidando, do meio ambiente e de quão distantes estão os dispositivos conectados. Muita energia iria interferir com as células vizinhas e limitar a capacidade do sistema”, disse Dr. Rowley.

“Os telefones móveis também se adaptam constantemente à potência mínima necessária para manter uma chamada de qualidade, a fim de evitar a interferência de rede e melhorar a vida da bateria”.

“Projeto otimizado de redes móveis significa que a exposição aos sinais móveis é muitas vezes menor em áreas com alta densidade de antenas, porque tanto as estações radiobase quanto os telefones requerem menos energia para se conectar”.

“É por isso que, na maioria dos casos, o melhor local para instalar uma estação radiobase com objetivo de minimizar a exposição é mais próximo de onde os serviços são solicitados”.

Os limites de segurança da Colômbia são baseados nas diretrizes internacionais desenvolvidas pela Comissão Internacional de Proteção Contra Radiações Não Ionizantes (ICNIRP, na sigla em inglês) , que são recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em 2013, a ANE lançou um sistema de monitoramento de redes móveis que opera 24 horas por dia, fornecendo leituras EMF RF em tempo real de 43 sensores instalados em todas as áreas da cidade mais populosa do país, e transmitindo em tempo real leituras do nível de exposição para o website por meio de um mapa interativo online.