Comunicações IP e as Redes do futuro: A GSMA no Futurecom 2014

Com um recorde de mais de 14 mil participantes na edição de 2014, o Futurecom é o fórum de discussão da indústria de TIC mais importante da América Latina, e a GSMA não poderia faltar ao evento, realizado de 13 a 16 de outubro, em São Paulo .

Fotos Futurecom 2014Os especialistas do Programa Network 2020 da GSMA participaram do evento e discutiram, junto com outros experts da indústria móvel, o futuro das redes e comunicações móveis.

Valter Wolf, diretor de Strategic Engagement da GSMA, participou do painel sobre “Vídeo móvel e Redes LTE”, onde afirmou que “há uma alta demanda latente por serviços avançados de voz e mensagens que apenas as operadoras móveis podem oferecer, combinando qualidade e confiança com a riqueza e a variedade oferecidas por tecnologias baseadas em IP “. Executivos da Telefônica, Oi, Ericsson e Qualcomm, entre outros, estiveram presentes no debate.

Já Javier Arenzana, diretor de IP Communications da GSMA, falou sobre os últimos desenvolvimentos em Voz sobre LTE (VoLTE) e a “Promessa do Green Button”, uma implementação nativa de VoLTE combinada com chamadas de vídeo.

Fotos Futurecom 2014A “Promessa do Green Button” foi testada no estande da GSMA no Futurecom. Foi uma demonstração de comunicações IP nativas (chamadas VoLTE e chamadas de vídeo por RCS com redes LTE) por meio de uma experiência realizada pela D2 Technologies e NewNet. “O nome refere-se a uma extensão da experiência que o usuário teve com chamadas móveis de voz, historicamente iniciadas com a utilização do botão verde no dispositivo móvel. Mas agora expande-se para cobrir toda a experiência do usuário baseada em comunicações IP de diferentes tipos de mensagens, Rich Communication Services, chamadas de vídeo e VoLTE “, disse Arenzana.

O diretor de Tecnologia da GSMA Latin America, José Antonio Aranda, também esteve presente no Futurecom 2014. Ele participou de um painel sobre comunicações Machine-to-Machine (M2M), apresentando o Programa Connected Living da GSMA. O painel contou com representantes de empresas como Telefônica, TIM e BMW, entre outras.

O Pavilhão da GSMA foi um grande epicentro de networking dentro do Futurecom, e o pessoal da GSMA teve dezenas de reuniões bilaterais com executivos das operadoras móveis, fornecedores da indústria e outros membros do ecossistema móvel.