Cúpula Latinoamericana no MWC16: inovação social para conectar os desconectados

O Mobile World Congress 2016 voltou a bater todos os recordes, alcançando mais de 100 mil visitantes de 204 países, sendo que 55% deles eram executivos C-Level e 5000 eram CEOs. Os latinoamericanos foram protagonistas do Programa Ministerial 2016, que recebeu 74 delegados de 17 países da região, e onde os os governos do México e da Colômbia receberam, respectivamente, os prêmios de Liderança de Governo e de Espectro para Banda Larga. O Programa Ministerial do MWC é verdadeiramente um ponto de encontro fundamental para o debate entre os líderes do ecossistema digital da América Latina e do mundo, incluindo ministros, autoridades regulatórias, organizações internacionais e os executivos líderes das operadoras móveis.

A Cúpula Latinoamericana realizada na terça, 23 de fevereiro, dentro do Programa Ministerial 2016 (o único evento dentro do MWC16 desenvolvido em espanhol e português) se concentrou no debate de como fomentar a inovação social através da maior conectividade na região. Na abertura da Cúpula, o diretor da GSMA para América Latina, Sebastián Cabello, revelou que a região foi a que mais cresceu globalmente em implantações LTE durante 2015, totalizando mais de 2,5 milhões de conexões 4G mensais apesar de um contexto econômico complicado. Espera-se que elas cheguem a 80 milhões ao final de 2016. No entanto, ele também falou sobre os desafios para se continuar promovendo maior inclusão digital, e citou o relatório lançado no mesmo dia pela GSMA Intelligence: Inclusão Digital na América Latina e Caribe.

Amos Genish, presidente e CEO da Telefônica Brasil, foi incumbido da primeira apresentação do seminário, detalhando as oportunidades e desafios do mercado móvel no Brasil. “O momento econômico é muito desafiador, e os excessos de regulamentação e de impostos tornam complicado para a indústria móvel ver o retorno de seus investimentos e a sustentabilidade do ecossistema no longo prazo. Mas queremos enfrentar esses desafios, melhorando a experiência do usuário ao mesmo tempo em que expandimos nossa capacidade e inovamos no produto”, assegurou Genish.

O keynote seguinte da Cúpula Latinoamericana foi Gabriel Contreras Saldívar, comissário presidente do Instituto Federal de Telecomunicaciones (IFT) do México. Ele falou sobre os temas da agenda regulatória do IFT em relação a espectro, qualidade de serviço, neutralidade de redes, regulação assimétrica, entre outros, e destacou que o foco do IFT como regulador está na promoção de regulamentações eficientes, na promoção da concorrência e na garantia de segurança quanto a investimentos. Ele comentou o desafio para a implantação de infraestrutura em toda a região e adiantou que os sítios públicos federais estarão disponíveis para as operadoras móveis. “Precisamos de uma implantação eficiente e uniforme em todo o país, que favoreça mecanismos de compartilhamento”, completou.

Na sequência, o evento debateu profundamente as barreiras e incentivos para conectar os desconectados na América Latina, em painel moderado por Antonio García Zaballos, especialista líder em telecomunicações do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Do painel de discusssão participaram Pedro Huichalaf Roa, subsecretário de Telecomunicações do Chile; Andrés Maz, diretor executivo de Políticas Públicas da Cisco Systems; Maryleana Méndez Jiménez, presidente do Conselho da Superintendência de Telecomunicações (Sutel) da Costa Rica; Alejandro Quiroga López, diretor de Assuntos Jurídicos e Regulatórios da Telecom Argentina; e Leonardo Saunero, vice-presidente de Regulamentação e Relações Institucionais da Nuevatel Bolívia.

Para encerrar a Cúpula Latinoamericana 2016 foi realizado também um painel de debate para analisar como promover mais soluções del inovação social digital. O emprendedor social formado na Singularity University, Leonardo Valente, presidente do GenTecnológico, moderou a discussão, que se concentrou em buscar alternativas para estimular a criação de valor a nivel local, mediante novas aplicações e serviços que ajudem a abordar as necessidades das comunidades na região. O painel teve a participação de Pelayo Covarrubias Correa, presidente da Fundação País Digital, do Chile; Sergio González Guzmán, CEO da Asomóvil Colômbia; Javier Placer Mendoza, diretor da Telefônica Open Future; Rachel Samren, vice-presidente executiva de Assuntos Externos da Millicom; e Jorge Vargas, diretor de Colaborações Estratégicas para América Latina da Wikimedia Foundation.

Durante o MWC 2016, o Programa Ministerial da GSMA também superou o recorde de participação, em quatro dias de seminários, atividades e reuniões bilaterais com delegações que representaram 137 países e 31 organizaciones internacionais de todo o mundo.

Recursos

• Apresentação Opportunities & challenges in the Brazilian Telecom market – Amos Genish
• Apresentação La industria móvil en México y Latinoamérica: prospectiva de crecimiento y retos regulatorios – Gabriel Contreras Saldívar
Biografias dos participantes
Galeria de imagens
Resumen del Mobile World Congress 2016 por GSMA Intelligence
Video de temas destacados del MWC16 por Mobile World Live