Mobile 360 Latin America 2016: “ É impossível imaginar um mundo sem tecnologia móvel”

Start: Tuesday 20 September 2016

End: Thursday 22 September 2016

O GSMA Mobile 360 Latin America reuniu na Cidade do México os CEOs e os principais líderes do ecossistema digital latinoamericano com uma agenda focada na inovação. O debate percorreu algumas das questões mais importantes da atualidade, como Internet das Coisas, serviço de identidade, dinheiro móvel, carros conectados, 5G, mensageria enriquecida (RCS), conteúdos e oportunidades para as startups latinas.

Com mais de 780 participantes de 41 países (53% dos quais eram diretores/as ou executivos que  ocupam uma posição mais elevada), o evento começou na terça-feira, 20 de setembro, com uma sessão de abertura sobre o “Estado da Indústria” liderada por Mats Granryd, diretor geral da GSMA, que destacou o papel da indústria na realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. “É impossível imaginar um mundo sem tecnologia móvel , que influi em quase tudo e todos em nossas vidas. A tecnologia móvel vai continuar a ser o principal meio de acesso à Internet na América Latina, sendo o principal motor do desenvolvimento e da inclusão “, assegurou.

m360daniel-hajj-aboumrad

Granryd introduziu, na sequência,  a apresentação de Daniel Hajj Aboumrad, CEO da América Móvil,  que explicou como eles estão enfrentando a demanda insaciável por dados nos territórios em que operam, ao mesmo tempo em que se preparam para 5G, uma tecnologia que “chegará com a Internet das Coisas e que oferece enormes possibilidades em relação à quantidade de dados,  redução da latência e melhora na transmissão”.

250mauricio-ramos

 

Em seguida, foi a vez da palestra de Mauricio Ramos, CEO da Millicom, que analisou o desafio dos preços da internet móvel para a indústria: “Se não definirmos tarifas de dados que sejam eficientes,  falharemos como indústria e com isso falharemos com a sociedade. É essencial entender o preço dos dados”.

 

250panelthadeusarroyoycarlos-morales

O diretor-geral da GSMA foi o moderador de uma conversa com Thaddeus Arroyo, CEO da AT&T México, e Carlos Morales Paulín, presidente executivo e CEO da Telefónica México, que elogiaram o potencial do mercado mexicano e salientaram a importância das reformas regulatórias que tornaram o país mais competitivo.

 

250mariofromow

A abertura do M360 Latin America foi completada por Mario Fromow, comissário do Instituto Federal de Telecomunicações (IFT), detalhando as prioridades do regulador para o futuro, e pela  Subsecretaria de Comunicações da Secretaria de Comunicações e Transportes (SCT), Mónica Aspe Bernal, que disse: “com a realização do Mobile 360 pela primeira vez no México, a GSMA reconhece a importância crescente e o potencial do mercado móvel na América Latina, além de gerar 250monicaspeespaços de diálogo que permitirão aproveitar as oportunidades de inovação e de criação de novos negócios para o desenvolvimento da região “.

O primeiro dia da conferência principal do evento regional contou com painéis de especialistas e líderes do ecossistema sobre carros conectados, internet das coisas, mensageria móvel e RCS, e  identidade móvel.

A economia móvel e as startups latinas

 

Durante a conferência, o diretor da GSMA para a América Latina, Sebastián Cabello, lançou o novo relatório “A Economia Móvel América Latina 2016“, desenvolvido pela GSMA Intelligence, com os últimos dados do ecossistema móvel regional. O relatório revelou que o ecossistema móvel em toda a América Latina e Caribe gerou o valor de US$ 255 bilhões,  equivalente a 5 por cento do PIB da região, e prevê que essa contribuição chegará a mais de US$ 315 bilhões para 2020 ou 5,5 por cento do PIB.

250startups

O segundo dia do Mobile 360 Latin America continuou com painéis sobre “NFV e o caminho para 5G“, o ecossistema de conteúdo móvel na região, mídia e publicidade, e dinheiro móvel. A conferência principal terminou com o painel “Foco na inovação”, seguido por seis startups latinoamericanas que fizeram seus pitchs ou apresentações: IoTnet Mexico foi a vencedora graças à votação do público e ganhou um convite para se apresentar no Mobile World Congress 2017, em Barcelona.

Grupos de trabalho

 

O evento contou com um terceiro dia para a Reunião Plenária #44 da GSMA Latin America, onde os grupos de trabalho de especialistas das operadoras móveis (REGU BARG, TECT e SEGF) tiveram suas sessões para trocar informações sobre boas práticas e promover a colaboração entre as partes interessadas da indústria. No dia anterior, o grupo REGU tinha começado com um seminário sobre “CMR-15: garantindo o futuro de 5G na América Latina”, e também realizou-se o seminário sobre “Responsabilidade Social e Sustentabilidade no ecossistema móvel” regional.

Recursos

Galeria de imagens
• Cobertura do M360 Latam pelo Mobile World Live
• Apresentações de grupos de trabalho no Infocentre: REGU, BARG, TECT y SEGF