GSMA colabora com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) na criação do Centro de Capacitação em Banda Larga para a América Latina

Uma iniciativa concebida para fortalecer a capacidade de gestão e formação de políticas públicas nas TIC da região, com atenção especial ao desenvolvimento de banda larga

danielortegabidA GSMA anunciou sua colaboração com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) na constituição do Centro de Estudos Avançados para o Desenvolvimento de Banda Larga, em Manágua, Nicarágua, inaugurado oficialmente hoje. O centro foi projetado para fortalecer a capacidade institucional na gestão e formação de políticas públicas nas tecnologias de informação e comunicação (TIC), por meio de cursos intensivos de formação voltados ao desenvolvimento da banda larga. Os cursos são dirigidos principalmente aos funcionários governamentais da República Dominicana e dos países de língua espanhola da América Central. A GSMA . A GSMA, que colabora com o grupo de assessoramento técnico para o Centro de Banda Larga, desenvolverá dois cursos de cinco dias, dentro de um programa de 12 cursos sobre “Gestão do Espectro” e “Serviços Móveis para Desenvolvimento Socioeconômico”.

A banda larga móvel desempenhou um papel importante na América Latina, tanto por impulsionar o crescimento como para alcançar objetivos sociais. A região tinha 234 milhões de ligações de banda larga móvel em março de 2014 e a previsão é que esse número aumente 30% ao ano nos próximos cinco anos. Enquanto a cobertura de banda larga fixa na região tem limitações de crescimento e é relativamente dispendiosa, os serviços móveis continuarão desempenhando um papel fundamental no fornecimento de acesso em massa à Internet.

centrobid“Existem, de qualquer forma, desafios significativos a ultrapassar se quisermos aproveitar todo o potencial dos serviços móveis para impulsionar o desenvolvimento social e econômico da América Latina,” disse Tom Phillips, diretor para Assuntos Regulatórios da GSMA. “As operadoras móveis da América Latina necessitam contar com um regime regulatório mais transparente, previsível e participativo. Estamos entusiasmados em trabalhar com o IDB para proporcionar as bases educacionais que irão ajudar as autoridades reguladoras a acelerar a adoção da banda larga móvel para que os cidadãos possam obter os benefícios significativos que essa tecnologia oferece”.

“A criação de um Centro de Capacitação sobre Banda Larga na região tem como objetivo aumentar a capacidade dos funcionários governamentais de trabalhar efetivamente com as TICs – de modo que possam identificar limitações técnicas, regulatórias e outros inconvenientes -, e, desse modo, fomentar o investimento e a promoção de concorrência saudável e sustentável,” disse Antonio García Zaballos, especialista líder da divisão Comunicações do BID. “O Centro será um ponto central para o diálogo regional sobre temas relacionados com a banda larga, onde serão apresentadas e discutidas experiências e lições mundiais específicas. Para nós é uma satisfação contar com o apoio que a GSMA proporcionará a este importante programa com suas ideias, experiência global e conhecimento da indústria.”

Os cursos de treinamento serão realizados no Centro, por Internet e também em outras instalações.