GSMA parabeniza decisão do Governo argentino de licitar 210MHz de espectro para serviços 4G

O Leilão da Multibanda permitirá uma nova onda de investimentos em infraestrutura para expandir as redes 4G e melhorar a qualidade dos serviços 2G e 3G

Buenos Aires: A GSMA celebrou a decisão do Governo da Argentina de licitar as bandas largas AWS (Advanced Wireless Services – 1700/2100MHz) e 700MHz para expandir serviços móveis de quarta geração (4G) no país. O anúncio foi realizado em 13 de maio por Axel Kicillof, ministro de Economia e Finanças Públicas; Julio De Vido, ministro de Planejamento Federal, Investimento Público e Serviços; e Norberto Berner, secretário de Comunicações. Além dos 120MHz na banda AWS e os 90MHz na banda de 700MHz anunciados pelo governo argentino, também serão licitados 7,5MHz na banda de 850MHz e 30MHz na banda de 1900MHz necessários para oferecer maior capacidade para os serviços 2G e 3G. Isto representa cerca de 250MHz de espectro que serão disponibilizados.

“Com mais de 63 milhões de conexões móveis e quase 30 milhões de assinantes únicos, a Argentina é o terceiro maior mercado da América Latina e cresceu 300% nos últimos 10 anos”, afirmou Tom Phillips, diretor de Assuntos Regulatórios da GSMA. “Trata-se de uma decisão muito positiva por parte do governo argentino, que permitirá que a indústria de telefonia móvel continue aumentando o alcance e a escala dos serviços móveis oferecidos aos usuários argentinos”.

A crescente adoção de smartphones está permitindo aos latino-americanos aproveitar cada vez mais uma nova variedade de aplicativos e serviços móveis. Essa tendência será impulsionada pelas novas redes 4G que oferecerão maiores velocidades de transferência de dados. A GSMA recentemente lançou o relatório “Economia Móvel América Latina 2013”(1), que prevê que as conexões 4G vão atingir 77 milhões até o final de 2017 em toda a região. As conexões 4G são responsáveis por 10% do total de conexões na América Latina até esta data.

O crescimento das conexões e o tráfego de dados no país geraram a necessidade de atribuir um novo espectro para a banda larga móvel já que o último leilão foi realizado em 1999, 15 anos atrás. Licitar o novo espectro trará importantes investimentos, nova infraestrutura, inovação e desenvolvimento. Isto impactará de forma positiva na economia argentina e estimulará a geração de valor local, criando empregos e impulsionando a demanda de novos produtos e serviços.

Finalmente, Phillips acrescentou: “Esperamos que o governo argentino defina um cronograma para o leilão do novo espectro. Por sua vez, a GSMA espera que os esforços conjuntos continuem para facilitar a instalação das antenas necessárias para apoiar um posicionamento estratégico a tempo dos serviços 4G, para beneficio dos usuários de todo o país”.

A GSMA América Latina organizará um Plenário de três dias em Montevidéu, no Uruguai, de 27 a 29 de maio. Do evento regional vão participar os principais representantes dos governos e executivos de alta gestão da indústria de telefonia móvel de toda a América Latina para discutir a situação atual do setor. A Reunião Plenária nº41 incluirá uma série de seminários, entre os quais estarão os seminários de Espectro e de Posicionamento Estratégico da Infraestrutura. Para maiores informações sobre o Plenário, favor visitar: www.gsma.com/latinamerica/es/plenary-meeting-41.

Nota para os Editores
1 http://www.gsmamobileeconomylatinamerica.com/

Os detalhes da decisão do governo da Argentina podem ser encontrados no Decreto 671/2014: http://www.boletinoficial.gov.ar/Inicio/Index.castle?s=01&idAviso=4572705&IdRubro=24&f=20140514