GSMA lança seu foco no mercado de comunicações móveis latino-americano

Operadoras líderes mundiais se encontram no Rio para a reunião do Conselho da GSMA; O Presidente do Conselho da GSMA Franco Bernabe discute os principais impulsionadores e iniciativas da indústria.

A GSMA realizou sua mais recente reunião do Conselho no Rio, reunindo líderes de 25 das maiores operadoras de comunicações móveis de todo o mundo para explorar as principais questões e desafios enfrentados atualmente pela indústria de comunicações móveis, bem como as oportunidades que irão impulsionar a inovação e o crescimento por todo o ecossistema. O evento marcou a primeira vez que a GSMA organizou sua reunião do Conselho na América Latina e proporcionou uma oportunidade única para destacar o impacto das comunicações móveis por toda a região. Juntamente com a reunião do Conselho, a GSMA também lançou hoje o relatório Observatório das Comunicações Móveis do Brasil (Brazil Mobile Observatory), sua primeira avaliação completa do setor das comunicações móveis do Brasil e o mais recente de uma série de relatórios regionais sobre a contribuição do setor das comunicações móveis para com o desenvolvimento social e econômico.

“Na GSMA, nos concentramos em impulsionar iniciativas que tratam dos interesses coletivos das operadoras de todo o mundo e em atender suas necessidades”, disse Franco Bernabe, Presidente do Conselho da GSMA e Presidente do Conselho e CEO do Telecom Italia Group. “Para tanto, uma das prioridades durante o último ano foi desenvolver ainda mais a presença da GSMA em regiões chave em todo o mundo e nos envolvermos ainda mais de perto com nossas operadoras membros nestes importantes mercados, tais como a América Latina. Com equipes localizadas na Argentina, Brasil e Chile, a GSMA está trabalhando para promover a agenda do setor das comunicações móveis na América Latina, beneficiando os clientes e as companhias, bem como os participantes de todo o ecossistema das comunicações móveis”.

A reunião do Conselho foi iniciada com um discurso do Ministro das Comunicações do Brasil, Sr. Paulo Bernardo, que destacou a importância do setor das telecomunicações e o papel chave que os serviços móveis 4G terão no desenvolvimento econômico do país. Outro destaque da reunião do Conselho foi uma apresentação feita pelo Sr. Marco Aurélio Vieira, Diretor-Executivo de Operações do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. As operadoras no Brasil estão examinando as lições aprendidas a partir de eventos anteriores, tais como os Jogos Olímpicos de Londres 2012 e a Copa do Mundo de 2010 na África do Sul, para entenderem como as operadoras de serviços móveis naqueles países se prepararam. Em suas observações, o Sr. Vieira discutiu o papel que a tecnologia terá em tornar os Jogos do Rio uma vitrine do setor de Tecnologia da Informação e Comunicações (ICT) de classe mundial do Brasil e em proporcionar uma experiência exclusiva para os visitantes. Ele continuou, destacando a importância de desenvolvimentos tais como emissão de ingressos eletrônica ou sem papel e serviços de pagamentos sem contato para transportes. Nestas áreas, o Sr. Vieira disse estar ansioso por um relacionamento mais próximo e cooperativo com as operadoras de comunicações móveis do Brasil para levar estes serviços, e muitos outros, para os Jogos do Rio.

Iniciativas do setor de comunicações móveis na América Latina

Durante uma coletiva de imprensa realizada hoje, o Sr. Bernabe e a Diretora Geral da GSMA, Anne Bouverot, abordaram uma ampla série de tópicos, incluindo o rápido desenvolvimento da Banda Larga Móvel em todo o Brasil e na América Latina e a correspondente necessidade de espectro adicional para apoiar o crescimento dos serviços de dados móveis, a necessidade de regulamentações transparentes e estáveis, maior coordenação entre autoridades locais e nacionais e tributação mais baixa, para otimizar as oportunidades de investimento no setor móvel e a necessidade de trabalhar em todo o ecossistema móvel para garantir a qualidade dos serviços para os consumidores e para as empresas.

O Sr. Bernabe também discutiu as muitas iniciativas que a GSMA está assumindo com seus membros em todo o mundo, incluindo diversas iniciativas lançadas na América Latina este ano. Em julho, a GSMA anunciou o compromisso de 13 operadoras de serviços móveis na América Latina de colaborarem com os governos regionais para reduzir o roubo de telefones celulares e crimes relacionados. Compartilhando informações sobre aparelhos celulares roubados através da base global de dados EMILE, o tráfico e a reutilização destes aparelhos na região se tornam mais difíceis.

No mês passado, 40 operadoras de serviços móveis da América Latina lançaram um esquema de transparência de roaming de dados que irá proporcionar aos assinantes de serviços móveis maior visibilidade de suas cobranças de roaming e uso de serviços de dados móveis durante viagens dentro da região e no exterior. A iniciativa na América Latina está alinhada com os esforços globais da GSMA para promover a adoção de medidas de transparência de roaming entre seus membros, totalizando quase 800 operadoras de serviços móveis em todo o mundo.

A GSMA está também se envolvendo de perto com operadoras da América Latina e outros membros do ecossistema para acelerar iniciativas estratégicas nas áreas de Comunicações de Campo Próximo (NFC – Near Field Communications), Vida Conectada (Connected Living) e Comunicações Ricas (Rich Communications), entre outras. Em junho, a GSMA realizou a Cúpula Latino-Americana de Vida Conectada (Connected Living Latin American Summit) em São Paulo, tratando do impacto da conectividade móvel na vida diária das pessoas e a GSMA também realizou vários seminários sobre NFC e está trabalhando para desenvolver projetos piloto no Brasil e no Chile.

Movimentada reunião do REGU

Por sua vez, aconteceu na cidade carioca a reunião do Grupo de Trabalho Regulatório (REGU) da GSMA LA, que contou com a Telefónica/Vivo como operadora anfitriã. Durante o encontro, foram discutidos 2 position papers, um referente à qualidade e outro às interrupções no serviço.

A jornada começou com um workshop sobre Dividendo Digital dedicado às operadoras brasileiras, seguido pelo terceiro encontro do Chief Regulatory Officers Gruop da América Latina.

Recursos