México e Colômbia são premiados durante o Mobile World Summit do MWC 2016

Os governos do México e Colômbia foram os grandes protagonistas do Programa Ministerial 2016, por terem sido agraciados com o “Government Excellence Awards” e o “Espectro para Banda Larga Móvel” respectivamente. Os prêmios foram entregues durante o Mobile World Summit, o encontro de mais alto nível que acontece durante o Mobile World Congress de Barcelona.

Os prêmios reconhecem “a liderança global no estabelecimento de políticas regulatórias para telecomunicações apoiadas em princípios claros, que incentivem o investimento a longo prazo e proporcionem um ambiente regulatório de transparência e concorrência justa, que maximize seu valor socioeconômico”. A distinção foi entregue aos governos do México e Colômbia na segunda-feira, 22 de fevereiro, pelo novo diretor geral da GSMA, Mats Granryd.

 

Government Leadership Award – Governo Federal dos Estados Unidos Mexicanos

 

premios_mwc_2016_mxO Prêmio à Liderança de Governo 2016 foi outorgado como reconhecimento à relevância da Reforma de Telecomunicações realizada pelo governo federal dos Estados Unidos Mexicanos, que promoveu um salto importante de investimento da indústria na economia do país, um aumento da concorrência no mercado, da atribuição de espectro e uma adoção mais rápida de 4G.

O governo do México demostrou boas práticas em termos de transparência, consulta pública e independência regulatória, com a criação de um novo órgão regulador independente (IFT) e de tribunais especializados para resolver as divergências sobre questões de telecomunicações. O México também se distinguiu em relação à gestão de espectro: foi o primeiro país da América Latina a fazer o leilão da banda AWS estendida, e aumentará ainda mais a velocidade da banda larga móvel com a concessão de licenças da banda 2,6 GHz ao final deste ano.

A premiação foi recebida pelo secretário de Comunicações e Transportes do México, Gerardo Ruiz Esparza, que destacou como o setor das telecomunicações eleva o crescimento do pais, já que cresce a taxas quatro vezes superiores às de sua economia. A delegação mexicana no MWC 2016 também contou com Gabriel Contreras Saldivar, comissário presidente do IFT, e Mónica Aspe Bernal, subsecretária de Comunicações do México.

 

Prêmio ao Espectro para Banda Larga Móvel – Governo da República da Colômbia

 

premios_mwc_2016-coO Prêmio ao Espectro para Banda Larga Móvel 2016 foi outorgado ao governo da Colômbia, em reconhecimento a seu papel fundamental por tornar disponível espectro suficiente para tecnologia móvel de forma transparente, em benefício de seus cidadãos e sua economia. Isso foi possível graças à liderança nacional e internacional da Colômbia nas negociações da CMR-15 em novembro passado.

Ao liderar a utilização de espectro do chamado “Dividendo Digital”, a Colômbia estende consideravelmente os serviços LTE. Ao mesmo tempo, com seu apoio às bandas de 2.6GHz e 3.3-3.7 GHz, a Colômbia estará bem posicionada para suportar o crescimento e a demanda futura de serviços móveis mais rápidos

Para receber a premiação, a diretora da Agência Nacional de Espectro (ANE) da Colômbia, Martha Suárez, esteve presente no Programa Ministerial 2016.”A tarefa que o ministério TIC vem promovendo por meio da ANE tem como objetivo que nosso país esteja preparado para os novos cenários desenhados pela revolução digital. Uma gestão adequada do espectro nos vai permitir responder a uma demanda maior por conectividade e serviços, o que por sua vez será traduzido em benefícios para nosso povo. Este reconhecimento confirma que estamos realizando a tarefa como se deve”, assegurou o ministro de Tecnologias da Informação e Comunicações, David Luna Sánchez, que da Colômbia celebrou o prêmio entregue em Barcelona