Plenária 42: Removendo barreiras ao crescimento e ao investimento da indústria móvel

Com mais de 400 participantes de 23 países, a Plenária nº 42 da GSMA América Latina reuniu novamente os principais líderes do ecossistema móvel para abordar as questões mais relevantes de políticas públicas na região: a implantação de LTE, a necessidade de espectro, os obstáculos à implantação de infraestrutura, a qualidade de serviço, a pressão regulatória e a sustentabilidade da indústria.

Pela primeira vez, a Plenária da GSMA Latam foi realizada em Quito, de 24 a 26 de novembro, e foi aberta por Augusto Espín Tobar, ministro das Telecomunicações e da Sociedade da Informação do Equador, e por Roberto Aspiazu, presidente da ASETEL . “As TICs têm um impacto significativo sobre o sistema econômico no que diz respeito à produtividade, inovação e reestruturação da cadeia de valor. Investir e desenvolver a banda larga proporciona retorno econômico no país, já que a implantação de redes gera empregos e a expansão das TICs gera elevação da taxa de ocupação”, disse o ministro Espín Tobar, que revelou pontos-chave da Estratégia Equador Digital 2.0.

pl42fotos1Durante o encontro regional, Sebastián Cabello, diretor da GSMA América Latina, apresentou os resultados do novo relatório “A Economia Móvel da América Latina 2014“, que destaca que a indústria móvel representou 4,1% do PIB regional em 2013, e que o investimento futuro (capex) das operadoras móveis chegará a USD 193 bilhões entre 2014 e 2020.

“Os celulares são um elemento dinamizador dos aspectos econômico-sociais, promovem o desenvolvimento local por meio de sua cadeia de valor, que tem um grande potencial para geração de conteúdo, software e aplicações. Para continuar com o crescimento, a indústria precisa de políticas públicas consistentes que mostrem clareza e visibilidade na atribuição de espectro, incentivos e a segurança jurídica adequada para garantir os investimentos nas redes do futuro”, observou Cabello.

Durante a sessão plenária de terça-feira 25 foi realizado um painel de debate sobre a situação e principais desafios do mercado móvel equatoriano, entre os líderes das operadoras móveis nacionais: Alfredo Escobar San Lucas, CEO da CONECEL (Claro Equador), José Manuel Casas Aljama, CEO da OTECEL (Movistar Equador) e César Regalado, gerente-geral da Corporação Nacional de Telecomunicações (CNT do Equador).

pl42fotos2Alfredo Escobar, CEO da Claro, destacou: “ Espaços como o que a GSMA América Latina promove hoje são importantes para o setor, participar representa um modo adicional de continuar contribuindo para o desenvolvimento das telecomunicações no país”.

Por sua vez, José Manuel Casas, CEO da Movistar, assinalou: “ As Plenárias da GSMA são sempre espaços muito valiosos para discutir os temas mais relevantes para a indústria das telecomunicações. Sua realização no Equador, sem dúvida, significa um grande impulso ao desenvolvimento de políticas públicas que acelerem o crescimento tecnológico do país, graças à possibilidade de conhecer em primeira mão as melhores práticas mundiais”.

Por sua vez, César Regalado Iglesias, gerente-geral da Corporação Nacional de Telecomunicações (CNT), observou: “A contribuição e o impulso da telefonia móvel no desenvolvimento das nações, seus avanços, estatísticas e referências, sua evolução e seu futuro, entre outros, são fatores fundamentais a serem considerados na atividade empresarial. Na Corporação Nacional de Telecomunicações CNT EP aplaudimos essa iniciativa e, com grande expectativa, fazemos parte desta Plenária da qual esperamos obter valiosas informações, contribuições e conhecimentos; bagagem que ajudará a nos projetarmos corretamente, até onde nos levem as reais necessidades do mercado e da cidadania”.

A sessão Plenária também incluiu apresentações de especialistas como Raúl Katz, professor adjunto de Estratégia de Negócios da Columbia Bussiness School, Lorena Torres López, diretora da Bluenote Management Consulting, e Sonia Agnese, analista sênior da consultoria OVUM. Além disso, também foi realizado o painel “Os desafios do LTE e a migração para redes IP” com os especialistas internacionais: Massimo Chiavacci, diretor de marketing da Telecom Italia Sparkle, Jesper Rhode Andersen, diretor de marketing da Ericsson para a América Latina, Mikaël Schachne, vice-presidente de Mobile Data Business na BICS e Francisco Soares, diretor de assuntos governamentais da Qualcomm.

A GSMA Latin America Plenary Meeting #42 começou na segunda-feira 24 com um dia inteiro de seminários temáticos abertos que contaram com a participação de muitos especialistas internacionais e regionais, e cobriram temas como: comunicações Máquina-a-Máquina (M2M), as implantações de LTE e VoLTE, o dinheiro móvel, reciclagem e gestão de resíduos eletrônicos, o espectro presente e futuro, práticas a respeito de sanções e uso de fundos de serviço universal e políticas públicas de terminais.

Recursos