Plenária GSMA LA 37: O Dinheiro e a Saúde Móveis marcam presença na América Latina

Com a presença de mais de 400 executivos regionais, entre representantes de operadoras, agências reguladoras e Governo, a 37ª. Reunião Plenária da GSMA Amrica Latina teve início em Viña del Mar, Chile. Os Seminários de Negócios Móveis destacaram a grande oportunidade de desenvolvimento de projetos de Saúde e Dinheiro móveis que a indústria da região possui.

Ao inaugurar o Seminário de “Oportunidades de Dinheiro Móvel e NFC na América Latina”, Alexis Arancibia, Gerente de Tecnologia e Inovação da GSMA América Latina, destacou a “excelente oportunidade para a região da América Latina e Caribe para as iniciativas de Mobile Money, devido à baixa inclusão financeira, porém de alta penetração móvel”. De acordo com as informações da GSMA América Latina, o aumento de 1% de serviços bancários nas zonas rurais reduz 0,34% da pobreza, enquanto a produção aumenta em 0,55%.

Em seguida, Carolina Carrasco, Especialista Sênior do Fundo Multilateral de Investimentos (FOMIN) do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), apresentou a perspectiva de inclusão financeira que os Serviços Financeiros Móveis representam, já que 50% da população da América Latina não tem conta poupança e somente 20% utiliza o sistema financeiro para poupar. A especialista do BID considerou fundamentais os canais alternativos que a tecnologia móvel oferece, já que permitem expandir os serviços financeiros à população, com menores custos. “Um crescimento de 1% nos serviços de telecomunicações gera um crescimento aproximado de 3% na economia”, revelou Carrasco.

O seminário contou com um painel de empresas que estão inovando na área de Dinheiro Móvel, como Gemalto, Visa, Ericsson, Kuapay e Citigroup, que detalharam os elementos chaves para construir um ecossistema de sucesso na América Latina. O moderador do painel foi Andy McGuire, Vice-Presidente da GSMA e especialista em NFC – a tecnologia que permite trocas de dados entre dois dispositivos que se encontram a poucos centímentros de distância, permitindo uma ampla gama de novos serviços como pagamentos móveis, emissão de tickets e cupons, entre outros.

Tecnologia móvel para melhorar a assistência médica na América Latina

A Diretora executiva de Mobile Health da GSMA, Jeanine Vos, foi responsável pela abertura do Seminário “Perspectivas de Saúde Móvel para a América Latina”, destacando que “o uso generalizado de conexão móvel na assistência médica pode reduzir custos, aumentar o alcance e a acessibilidade dos serviços de saúde e reduzir o impacto das doenças na vida das pessoas”.

O último relatório da GSMA sinaliza que os projetos de Saúde Móvel significarão uma oportunidade de mercado de 1.6 bilhões de dólares para a América Latina em 2017. “A tecnologia móvel será elemento chave para que os serviços de assistência médica cheguem a todos os cantos do planeta. Os países em desenvolvimento estão buscando lançar serviços que salvem as vidas nas comunidades carentes e a tecnologia móvel oferece a capacidade de prestar assistência médica altamente eficaz, escalável e acessível, para além dos limites de um hospital ou clínica de um médico “, explicou a especialista.

Sobre a 37ª Reunião Plenária da GSMA América Latina

A 37a. Reunião Plenária da GSMA América Latina teve a participação das cinco operadoras de celulares no Chile: Claro, Entel, Movistar, Nextel e VTR – como anfitriões do evento, juntamente com a Associação de Telefonia Móvel do Chile (Atelmo). Foram 3 dias de atividades que incluem Seminários sobre Negócios em Telefonia Móvel, Políticas Públicas, e reuniões com os quatro Grupos de Trabalho da GSMA LA: Fatoração e Roaming (BARG), Regulatório (REGF), Técnico e Terminais (TECT) e Segurança e Fraude (SEGF).

Imagens: Veja galeria de fotos dos seminários de negócios móveis.