Rio de Janeiro lança piloto para pagamento de passagens de transporte público através de smartphones com NFC

Parceria com operadoras de telefonia e fabricante de smartphone permite utilizar no celular a mesma tecnologia do cartão RioCard e também consultar saldo na tela.

O Rio de Janeiro será a primeira cidade do Brasil a iniciar um teste-piloto que permitirá o pagamento de passagens de transporte público através de um smartphone embarcado com a tecnologia NFC. Esta iniciativa inovadora é o resultado de uma parceria pioneira entre RioCard Tecnologia da Informação, Gemalto, Motorola Mobility, e as quatro operadoras líderes de telefonia móvel do país – Claro, Oi, Telefônica Vivo e Tim – com o apoio da GSMA. Duzentos usuários de ônibus, trens e barcas foram selecionados para colaborar com estas empresas neste piloto de três meses, com expectativa de conclusão em dezembro de 2013.

Pela primeira vez no Brasil, smartphones serão usados como mobile wallets (carteiras móveis) usando a tecnologia NFC (Near Field Communication) para pagamento de passagens de transportes públicos. O NFC permite a troca de informações sem fio de forma segura quando dois dispositivos compatíveis estejam próximos entre si. O uso desta tecnologia em transporte começou, em 2003, de forma pioneira no Rio de Janeiro com o Cartão RioCard e já está incorporada aos hábitos dos usuários.

Para efetuar o pagamento da passagem o usuário deverá aproximar o smartphone do validador da RioCard. O Motorola RAZR D3 foi escolhido com exclusividade para o projeto piloto por ser o primeiro aparelho a oferecer a tecnologia NFC em dispositivos mais populares no Brasil. Um aplicativo para o sistema Android permite que o passageiro facilmente consulte o saldo na tela do aparelho em qualquer momento e em qualquer lugar. A RioCard deverá oferecer, em breve, venda de créditos no próprio aparelho. “É um sistema prático e rápido, que traz liberdade para o cliente”, defende Homero Quintaes, diretor da RioCard TI.

Gemalto, a empresa líder em segurança digital, disponibilizou cartões UpTeq multi-tenant NFC SIM com a tecnologia Mifare4Mobile embarcada. O cartão protege as credenciais do usuário, permitindo o pagamento seguro da passagem com apenas um toque no aparelho. Com a necessidade de futura evolução desta tecnologia, a adição da plataforma de Trusted Service Manager (TSM) da Gemalto permitirá a introdução de uma ampla gama de serviços de valor agregado.

O transporte está emergindo como uma das aplicações mais importantes para a tecnologia NFC, e nosso cartão UpTeq multi-tenant NFC SIM é completamente escalável para hospedar uma ampla gama de serviços agora e no futuro”, explica Damien Bullot, Diretor de Telecom Brasil, da Gemalto. “Conforme mais e mais bancos, comerciantes e provedores de serviços introduzem tecnologias móveis de ponta para pagamentos, a solução escalável da Gemalto pode perfeitamente acomodar a adição dos novos provedores de serviço com a evolução do mercado”.

A utilização dos serviços móveis com NFC continua a crescer com rapidez”, afirma Pierre Combelles, business lead do Programa de Comércio Móvel da GSMA. “Este piloto inovador na América Latina é um exemplo de uso de NFC no celular para virtualização de bilhetes de transporte, porém é apenas um ponto de partida, pois o comércio móvel gerará demandas por novos serviços tais como pagamentos, cupons, vales, programas de fidelidade e controle de acesso, entre outras. É um momento promissor para a região.”