A GSMA Anuncia o Segundo Signatário Latinoamericano para sua Iniciativa Connected Women

A GSMA anunciou na quarta-feira o segundo signatário da Iniciativa de Compromisso Connected Women na América Latina. A Tigo El Salvador se comprometeu a ter um número igual de mulheres e homens em sua base de clientes de internet móvel até 2020.

A iniciativa Connected Women tem como objetivo facilitar a inclusão digital e financeira das mulheres nos mercados emergentes, por meio de trabalho com operadoras móveis, a fim de acabar com a diferença de gênero em suas bases de clientes de internet móvel e dinheiro móvel. A iniciativa Connected Women anunciou seu primeiro compromisso na  América Latina – com a Tigo Paraguai – em setembro de 2016.

A GSMA constatou em seu relatório de 2015 “Como superar a diferença de gênero: uso e acesso móvel em países de baixa e média renda” que cerca de 149 milhões de mulheres da América Latina e do Caribe não possuem telefones celulares e que as mulheres são em média 5 % menos propensas que os homens a ter seus próprios telefones celulares. Isso representa nove milhões menos de mulheres do que homens conectados na região, com uma diferença ainda maior emergindo nas áreas rurais.

Os telefones móveis ajudam as mulheres a se sentirem mais seguras, mais conectadas, a economizar tempo e dinheiro, podendo aumentar as oportunidades de educação e emprego. Assegurar a inclusão digital e financeira das mulheres é essencial, porque quando as mulheres prosperam, as sociedades e as economias prosperam. A GSMA estima que fechar a brecha global de gênero em termos de propriedade e uso também representa uma oportunidade de US$ 170 bilhões para a indústria móvel até 2020.

A GSMA encoraja, portanto, outras operadoras latinoamericanas a assumir um compromisso semelhante para solucionar a lacuna de gênero em suas bases de clientes e ajudar a incentivar a inclusão digital e financeira das mulheres na região.